Site icon DeFato Online

Ex-deputado federal David Miranda morre aos 37 anos

David Miranda

Foto: Câmara dos Deputados/Divulgação

Internado desde o dia 6 de agosto de 2022, para tratar uma infecção gastrointestinal, o ex-deputado federal David Miranda faleceu na manhã desta terça-feira (9). A morte foi comunicada pelo marido dele, o jornalista Glenn Greenwald, nas redes sociais. Além de Glenn, David também deixa dois filhos. Ele faria 38 anos nesta quarta-feira (10).

Desde a internação, o também jornalista enfrentou uma série de infecções em um quadro de septicemia. Há dois meses, Glenn Greenwald comentou sobre o drama enfrentado pelo casal desde então.

“Desde a primeira semana, houve três ocasiões em que seus médicos me ligaram e nos disseram para nos prepararmos para o pior, que suas chances de sobrevivência nas próximas 48 a 72 horas eram muito baixas, quase impossíveis. Nem vou me dar ao trabalho de tentar explicar como é ter que dizer a seus filhos, à família e aos melhores amigos de seu marido que é hora de ir para o hospital pelo que provavelmente será a última vez”, disse na oportunidade.

Sobre ele

Durante os 37 anos de vida, David Michael dos Santos Miranda foi  jornalista, estrategista de marketing e político brasileiro, filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Foi eleito deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro.

Nasceu e cresceu no Jacarezinho, coordenou a campanha pelo asilo a Edward Snowden no Brasil e trabalhou ativamente junto ao seu marido Glenn Greenwald nas revelações dos programas secretos de vigilância global dos Estados Unidos, efetuados pela sua Agência de Segurança Nacional. Em 2013, foi detido pelo governo britânico justamente pelo trabalho que realizou sobre a vigilância em massa.

Ativista LGBT e casado com Greenwald há 17 anos, filiou-se ao PSOL e foi eleito como o primeiro vereador LGBT na história da Câmara do Rio de Janeiro. Em 2019, ocupou a vaga do deputado federal eleito Jean Wyllys, que decidiu não assumir o mandato e deixou o país devido a ameaças de morte.

Exit mobile version