O empresário, político e advogado Abílio Evangelista Couto, 90 anos, é um arquivo vivo da história de Itabira. Natural de Alvinópolis, era ainda adolescente, quando sua família se transferiu para a terra de Carlos Drummond, depois de duas tentativas de sobrevivência em Belo Horizonte. Couto participou ativamente dos principais acontecimentos políticos de Itabira, nos últimos 70 anos.
A sua biografia, por exemplo, assinala presença num episódio bastante dramático: a trajetória e morte do ex-prefeito Daniel Jardim de Grisolia. Abílio, então, foi um dos principais protagonistas do momento mais trágico da política itabirana. Essa era terminou com o suicídio do mais carismático chefe do Executivo da história da cidade. Na ocasião, o advogado era um destacado vereador. A paisagem urbana conserva um autêntico monumento ao empreendedorismo desse itabirano por opção: o famoso Edifício Azul, em frente à Igreja da Saúde – o primeiro grande prédio comercial vertical do município.
“Naquela época, a princípio, eu construí um vasto galpão por andar. Então, Virgílio Gazile (prefeito da cidade, naquele tempo) sugeriu que eu dividisse o espaço em salas. E deu muito certo. Funciona assim até hoje”, salienta. Esse homem de negócios também já investiu no segmento de entretenimento. Durante muitos anos, foi proprietário de duas grandes salas de projeções: O Cine Itabira e o Cine Atlético.
Mais recentemente, Abílio tomou uma atitude notável, um grande exemplo para as futuras gerações. Ele sempre admirou as teorias da Justiça e das leis. Tanto que recitava, na década de 1970, com muita precisão, os principais artigos da Constituição e do Código Penal Brasileiro. De repente, resolveu colocar em prática esses conhecimentos. Decidiu, então, fazer Advocacia.
Um problema aparentemente insuperável, porém, impedia a realização desse sonho. Abílio só tinha o nível fundamental. Ainda assim, não abriu mão de seu objetivo. Fez o supletivo para o Ensino Médio e, em seguida, passou no vestibular. Estudou com muito afinco e concluiu o curso aos 75 anos de idade.
Na época, conviveu com um ilustre colega de sala de aula: Fernando Couto, o seu filho mais novo. Os dois colaram grau na mesma ocasião. Na entrevista do “Sala de Visitas”, Abílio enumera episódios marcantes de sua vida e relembra alguns dos principais acontecimentos da política itabirana. Confira no vídeo da TV DeFato.