O escritor Olavo de Carvalho morreu na noite desta segunda-feira (24) aos 74 anos. A família informou o falecimento nas redes sociais na madrugada desta terça-feira (25). O ‘guru’ do bolsonarismo estava internado em um hospital de Richmond, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos.
A nota de falecimento não fala sobre o motivo da morte, no entanto, o escritor havia sido diagnosticado com Covid-19 no dia 16 de janeiro. Por conta de seu estado de saúde, Olavo chegou a cancelar as aulas de filosofia que ministrava on-line.
Olavo de Carvalho deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos. No comunicado, a família deixou um recado para aqueles que prestaram amparo. “A família agradece a todos os amigos as mensagens de solidariedade e pede orações pela alma do professor”, disse nota publicada em redes sociais.
O presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, lamentou a morte do escritor, que era uma das principais figuras da direita brasileira.
– Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o Filósofo e Professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho.
– Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 25, 2022