A imprensa internacional anunciou, no início da tarde desta sexta-feira (14), a morte do ator escocês, Robbie Coltrane. Ele ficou conhecido por dar vida, no cinema, um dos personagens mais carismáticos e adorados da saga Harry Potter: o meio gigante gentil, Hagrid. De acordo com o site Deadline, primeiro a informar sobre o caso, o ator estava internado no hospital perto de sua casa, na cidade de Larbert, na Escócia.
Ainda segundo o Deadline, ele enfrentava problemas de saúde nos últimos dois anos. Porém, as notícias não detalham o que causou seu falecimento. O ator já havia enfrentado situações complicada em relação à obesidade.
Amado pro gerações
Coltrane desfrutou de enorme popularidade depois de estrear na série de filmes do bruxinho adolescente. Ele se tornou o rosto do guarda-caça da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, Rubeus Hagrid, onde se passa a maior parte da história. O ator escocês esteve em todos os filmes da saga e era idolatrado pelos fãs do meio gigante e meio bruxo que se tornou melhor amigo e professor preferido do personagem principal.
Recentemente, em entrevista à HBO, em comemoração aos 20 anos de lançamento do primeiro filme de Harry Potter, ele chegou a emocionar os fãs com sua declaração. “Podem estar assistindo Harry Potter daqui a 50 anos, facilmente. Infelizmente, eu não estarei mais aqui. Mas o Hagrid vai”, disse enxugando as lágrimas e finalizando com um sorriso no rosto.
Reconhecimento como ator
Muito antes de estrelar a saga Harry Potter, Coltrane já havia se destacado de forma memorável nas telas da TV. Ele interpretou o psicólogo forense Dr. Edward ‘Fitz’ Coltrane, na série “Cracker” (1993 – 1996). A produção lhe rendeu três prêmios consecutivos de melhor ator, no BAFTA. Além disso, recebeu indicações ao mesmo prêmio por sua atuação em “National Treasure” e na série “Tutti Frutti”.
Robbie também é amplamente relembrado pelo seu trabalho como o personagem Valentin Zukovsky, nos filmes “007 – O Mundo Não é o Bastante” e “007 Contra GoldenEye”. Em 2006, o ator recebeu uma homenagem da Rainha Elizabeth II por sua contribuição ao cinema britânico.
Seu último trabalho como ator foi na série “Urban Myths”, onde interpretou Orson Welles em dois episódios, em 2019 e 2020.