Site icon DeFato Online

FCCDA lança edital “Cultura Todo Dia” para contratação de artistas

FCCDA lança edital "Cultura Todo Dia" para contratação de artistas

Diante das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o segmento cultural foi o primeiro a paralisar as atividades e, em Itabira, não foi diferente. Por isso, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) pretende fortalecer o setor  por meio do edital “Cultura Todo Dia”.

A iniciativa tem como objetivo credenciar artistas e profissionais da cultura, em todas as suas manifestações e linguagens, além de fomentar as atividades artísticas em Itabira. O edital — com formulário de inscrição, manual de instruções e tutorial em vídeo —  foi publicado em março deste ano e ficará aberto ao longo de 2021.

Durante três meses, a FCCDA contratará artistas itabiranos para diversos projetos culturais, inclusive para o Festival de Inverno. De acordo com o superintendente da instituição, Marcos Alcântara, a estratégia é oportunizar a participação de todos, por meio dos critérios estabelecidos pelas leis. “Nos casos em que os recursos orçamentários e financeiros permitirem, durante esses 90 dias, oportunizaremos novas contrações”, ressaltou.

Além dos artistas, o edital “Cultura Todo Dia” prevê contratações técnicas, como som, luz, fotografias, vídeos, dentre outras atividades necessárias para a entrega de produtos culturais.

“O edital promoverá ações que vão muito além de um auxílio para o setor. O ponto principal dessa ação, que foi desenvolvida com participação do segmento cultural e dos poderes Executivo e Legislativo, foi realmente a necessidade de aquecer o setor, entendendo que não é meramente uma necessidade social, mas, sim, de valorização e preservação das diversas manifestações culturais”, explicou Marcos Alcântara.

Todos os materiais contratados pelo edital “Cultura Todo Dia” será inserido na agenda mensal da FCCDA.

Estratégia na pandemia

A publicação de editais é uma estratégia já adotada pela FCCDA em outros momentos da pandemia. Desde 2020, várias iniciativas foram apresentadas ao setor cultural, como o credenciamento de artistas para contratação de conteúdos culturais digitais — similar ao disponibilizado este ano —, seleção para o 46º Festival de Inverno de Itabira e a execução da Lei Aldir Blanc no município.

Exit mobile version