Fecomercio-SP diz que economia dá sinais de desaceleração
Embora a indústria tenha crescido 3,1% em 2024, ela está em recessão nos últimos três meses, com retração somando 1,2%

O Conselho Superior de Economia, Sociologia e Política, da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), divulgou nesta quarta-feira (26), uma análise em que os dados indicam que a economia brasileira apresenta sinais de desaceleração, após um 2024 com bom desempenho.
Embora a indústria tenha crescido 3,1% em 2024, ela está em recessão nos últimos três meses, com retração somando 1,2%. Na área de serviços, a queda dos últimos dois meses do ano passado, acumula uma perda de 1,9%, enquanto o comércio ampliado registrou uma baixa de 2,7% no mesmo período.
O economista Antonio Lanzana, presidente do CSesp, afirma que a “economia brasileira está às vésperas de enfrentar uma combinação complexa de desaceleração da atividade econômica e inflação elevada e que o baixíssimo nível do investimento preocupa”.
O conselho tem reuniões mensais para análises da conjuntura nacional e internacional, e é formado por membros da assessoria econômica da FecomercioSP, como empresários, pesquisadores, economistas e representantes de sindicatos no interior de São Paulo.
Recente pesquisa do Boletim do Focus, diz que a expectativa do mercado é de saber que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresça 2,01% em 2025.
Em 2024 ficou acima dos 3,5%. O resultado oficial do PIB do ano passado, será divulgado em 7 de março, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
* Fonte: Poder360