A praça Nossa Senhora Aparecida, em Barão de Cocais, recebe a 3ª Feira de Mulheres Empreendedoras neste sábado (5). Cerca de 20 expositoras se reúnem para apresentar à cidade seus trabalhos de artesanato, quitandas caseiras, entre outros produtos e serviços. A feira contará ainda com diversas atrações culturais e ações em apoio a campanha Outubro Rosa.
O evento é fruto do Programa Mulheres Empreendedoras, iniciativa idealizada por voluntários da Gerdau em parceria com a Prefeitura Municipal de Barão de Cocais, o grupo de mulheres representantes da Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Barão de Cocais (Aciabac) e a Junior Achievement Minas Gerais. O projeto já beneficiou mais de 70 empreendedoras na região.
“A feira é uma grande oportunidade para que estas mulheres possam vender e divulgar seus trabalhos, antes comercializados em casa. Nossa expectativa é de que o evento se torne um verdadeiro ponto de encontro e entretenimento, envolvendo toda a população e ajudando a tantas famílias”, declara Priscila Valadares, presidente da Aciabac Mulher e coordenadora do evento.
Nesta edição, a iniciativa abraça a campanha Outubro Rosa, em parceria com o movimento “A Vida é Bela”. Ao longo do dia, uma equipe de cabeleireiras voluntárias estará disponível para realizar cortes de cabelos, que serão doados a pacientes com câncer de mama. Quem passar pela feira, mas não conseguir realizar a doação, poderá agendar e realizá-la, até o dia 31, nos estabelecimentos parceiros – Espaço Rose Gomes, Studio Vanilza Mendes, Laurinda Lopes Instituto de Beleza, Studio Soninha Ferreira e Instituto Angelikal.
Para Graziela Nascimento, gerente de Recursos Humanos da Gerdau em Barão de Cocais e uma das líderes da iniciativa, o evento auxilia estas mulheres a se descobrirem como verdadeiras empreendedoras. “Contribuímos para o início de grandes histórias de superação e independência. A semente que plantamos nessas mulheres está florescendo e dando frutos para toda a comunidade. Um dos propósitos da Gerdau com este projeto é transformar vidas e empoderar as pessoas que constroem o futuro”, afirma.