Feira Multissetorial: Santa Bárbara promove evento pelo desenvolvimento econômico

O projeto apoia e incentiva empreendedores locais e da região

Feira Multissetorial: Santa Bárbara promove evento pelo desenvolvimento econômico
Foto: Júlia Souza / DeFato

A cidade de Santa Bárbara recebeu a Feira Multissetorial ao longo de três dias. O evento vem como um grande marco para a economia e desenvolvimento da cidade e da região do Médio Piracicaba, e aconteceu entre quinta-feira (8) e este sábado (10). Ali, estiveram presentes diversos empreendedores de cidades da região e também de Belo Horizonte. 

 

A Feira Multissetorial está em sua 23ª edição e aborda soluções inovadoras para negócios e sustentabilidade corporativa, buscando alinhar o desenvolvimento municipal e regional aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)

Autoridades de Santa Bárbara e do estado marcaram presença na abertura da Feira, que aconteceu na noite de quinta-feira. Entre eles, é possível destacar: Luiz Antônio da Silva, presidente da Associação Comercial De Santa Bárbara (ACISB/CDL); Caril Wellis, representante do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e vice-presidente da FCDL de Minas; o prefeito, Alcemir Moreira (DEM); o presidente da Câmara dos Vereadores de Santa Bárbara, Jorge Germano Batista; o gerente geral das operações de Germano, da Samarco, João Luiz Calmon e Uilton Pantuza Dias, presidente da associação comercial de São Domingos do Prata e representante da Federaminas. 

Além das autoridades, muitos empreendedores estiveram presentes na Feira Multissetorial, não somente os que atuam em Santa Bárbara, mas também lojistas de Barão de Cocais, Catas Altas, Itabira, Belo Horizonte e outras cidades do entorno. 

Luiz Antônio, presidente da ACISB/CDL, falou sobre a importância da realização da Feira Multissetorial em entrevista ao Portal DeFato:

“A importância desse tipo de evento é buscar dar a oportunidade para as empresas mostrarem o que elas têm, movimentando a economia – porque esse tipo de realização movimenta a economia regional – e engrandecer o empreendedorismo com o associativismo que temos aqui.” 

O prefeito do município, Alcemir Moreira, pontuou: 

“Não há como medir a importância, porque é muito relevante. A gente fica muito feliz que após dois anos a Feira voltou… desde que ela começou, sempre foi um sucesso em Santa Bárbara. Estamos sempre com novas propostas, este ano falamos de sustentabilidade, cooperativismo, coisas muito ligadas àquilo que a Prefeitura vem fazendo em nosso dia a dia. Essa questão do planejamento das cidades para o futuro vai muito de encontro às ideias que nós, enquanto governo, estamos pensando atualmente.” 

Já Caril Wellis, representante do Governo de Minas Gerais, ressaltou: 

“A visão do governo hoje é igual a do empreendedor, temos investido muito na área do empreendedorismo e da desburocratização para a implantação de empresas, por meio do programa ‘Minas Livre para Crescer’, e estamos fomentando a vinda de empresas de outros estados para Minas Gerais. Com isso, tem-se gerado um grande número de empregos e aumentando a arrecadação do estado, e esse fomento que viemos fazer aqui é justamente para isso, para desenvolver o empreendedorismo na região. Buscamos gerar empregos, renda e trazer um melhor desenvolvimento para as cidades.” 

O evento foi patrocinado pela Samarco Mineração e contou com o apoio da Prefeitura de Santa Bárbara, do SEBRAE, Via Ondas Internet, Pedro Cota Soluções em Segurança, Jaguar Mining, GSM e Unimed. 

O gerente geral das operações de Germano, da Samarco, João Luiz Calmon, destacou a relevância da feira para a região:

“É uma honra para Samarco participar de mais uma edição da Feira Multissetorial, a maior da região. É uma oportunidade de fomentar novas oportunidades de negócios, incentivar relacionamento, estimular a ampliação e diversificação de negócios e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de Santa Bárbara e todo o Médio Piracicaba. E hoje, como um dos patrocinadores deste evento tão importante para a região, podemos reafirmar nosso propósito de fazer uma mineração diferente e de compartilhar valor com a sociedade”.

João destacou ainda a retomada das operações da Samarco alinhada à pauta ESG (sigla em inglês para meio ambiente, sociedade e governança).

“Somos uma empresa consciente do nosso papel e responsabilidade. Assumimos um compromisso com a sustentabilidade por meio da nossa Declaração de Compromisso com a Sustentabilidade”, frisou.

Na tarde de sexta-feira (9), a coordenadora do Programa Força Local, Elisangela Toledo, apresentou o programa que visa criar oportunidade para estimular a competitividade e desenvolvimento local nos territórios onde atuamos em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Os principais objetivos da Feira Multissetorial são aumentar a visibilidade das marcas presentes; divulgar produtos e serviços; conhecer melhor o mercado; ampliar a participação no mercado; melhorar o posicionamento da marca; disseminar informações sobre estratégias de sustentabilidade corporativa.

Confira a galeria de fotos do evento: 

(Fotos: Júlia Souza / DeFato)