Feriados em maio vão injetar R$ 9 bilhões na economia, aponta levantamento
Dia do Trabalhador e Corpus Christi resultarão em 4,5 milhões de viagens pelo Brasil, de acordo com o Ministério do Turismo
Os feriados prolongados do Dia do Trabalhador, 1º de maio, e de Corpus Christi, 31 de maio, irão injetar R$ 9 bilhões na economia brasileira, resultado das cerca de 4,5 milhões de viagens no período. O levantamento do Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), prevê que este será o mês mais lucrativo em viagens (levando em consideração os outros feriados após maio).
O estudo analisou a hipótese de as folgas durarem, cada uma, quatro dias, levando em conta que o Dia do Trabalhador cairá na terça-feira (1) e Corpus Christi será celebrado na quinta-feira (31). Ainda segundo o estudo, maio será o mês com mais feriados escolhidos para viajar, ultrapassando as 3,7 mil viagens que serão feitas em novembro (Finados e Proclamação da República). A folga prolongada que terá maior impacto neste ano será em Corpus Christi, com previsão de 2,4 milhões de viagens realizadas.
“Feriados prolongados são uma maneira de fazer com que o turista viaje mais e conheça diferentes destinos brasileiros, favorecendo a economia local. O valor que será arrecadado comprova que as datas devem ser aproveitadas para ampliar o faturamento no turismo e impactar outras áreas de comércio como transportes e alimentação”, informa o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.
A arquiteta Raquel Maciel, 24 anos, é uma das brasileiras que vai aproveitar a folga prolongada para passear pelo país. No Dia do Trabalhador, a brasiliense vai comemorar a data aos pés do Cristo Redentor e passará sete dias curtindo o Rio de Janeiro/RJ. Os pais e irmãos de Raquel já tinham visita marcada para o Rio por meio de uma excursão que permite uma passada pela cidade. Mas, a ideia pareceu tão boa que se estendeu para toda a família e agora Raquel, um outro irmão e a avó decidiram fazer as malas rumo à cidade maravilhosa.
“Tudo está favorável para realizarmos essa viagem: primeiro porque é feriado prolongado e sem essa data talvez não seria possível juntar todo mundo dessa maneira. Depois, a excursão de parte da família fez com que a outra parte também se interessasse em visitar o Rio. A partir daí, partimos para a pesquisa por passagens mais em conta e conseguimos encontrar bons preços. Tudo indica que será um momento incrível para todos nós”, explica.