Para turistas que pensam em viajar neste fim de semana, o distrito São Bartolomeu, em Ouro Preto, pode ser uma opção. Conhecido por “terra dos doces artesanais”, o local irá sediar a 26ª Festa Cultural da Goiaba, com atrações gastronômicas e musicais entre 19 e 21 de abril.
A programação tem início hoje (19) às 17h com uma homenagem para produtores locais de doces. A noite desta sexta-feira também conta com degustações, cortejo e shows musicais.
No sábado (20), haverá atrações o dia todo, começando com uma oficina culinária para as crianças às 10h. Às 16h, Marcelino Xibil e Maxsuel Sancho contam causos ao som da viola.
No domingo (21), a Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia leva os tambores do congado para a rua do Carmo às 10h. A festa termina com um show de jazz às 16h.
Confira a programação completa:
Terra da goiabada cascão
A tradição dos doces de frutas no distrito de São Bartolomeu é patrimônio imaterial de Ouro Preto desde 2008. De acordo com a prefeitura de Ouro Preto, o mais famoso é a goiabada cascão, sendo que a Festa Cultural da Goiaba é organizada pela comunidade local desde 1993.
O povoado de São Bartolomeu fica a 18 km do centro de Ouro Preto e foi fundado no final do século XVII pelos bandeirantes em busca do ouro. Localizada no centro do distrito, a Igreja de São Bartolomeu é um dos vestígios do período áureo. Suas características arquitetônicas são típicas das primeiras construções da província de Minas Gerais com três janelas, torres com telhadinho e cunhais de madeira.
O distrito ainda possui um casario setecentista e algumas de suas casas contam com oratórios públicos inseridos nas construções. “O vilarejo é tão especial que, em 2021, disputou o título de melhor vila turística do mundo, concurso organizado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU)”, informou a prefeitura em nota.
Além disso, São Bartolomeu fica às margens do Rio das Velhas e é cercado pelo Parque Estadual do Uaimii, uma opção para os viajantes à procura do ecoturismo.
Reforma na igreja Matriz de São Bartolomeu
A prefeitura de Ouro Preto alertou para uma reforma que acontece na Matriz de São Bartolomeu. No local, há uma estrutura de proteção para restringir o local de acordo com as necessidades da obra e para a segurança de moradores e visitantes.
Dessa forma, a festa acontecerá normalmente na rua principal do vilarejo, respeitando a sinalização e contenção da obra de restauração. A prefeitura de Ouro Preto informou também que, após esta etapa, a obra entra em fase de acabamento.