A 2ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Conceição do Mato Dentro reuniu 4 mil pessoas durante dois dias de evento. A festa, que aconteceu dos dias 18 a 20 de janeiro, foi responsável por animar convidados no Largo do Rosário, no centro da cidade. A comunidade prestigiou, se divertiu e teve a oportunidade de se deliciar com a gastronomia brasileira, por meio de receitas de chefs de todas as regiões do país. O Festival integra o calendário do projeto Fartura – Comidas do Brasil.
Alguns pratos estiveram entre os favoritos de quem passou pelo festival. Foi o caso da porção de tilápia empanada no pão de queijo, do restaurante Omilía (Nova Lima, MG). Os pastéis de angu, preparados por quitandeiras locais, já são queridinhos na região e também estiveram entre os preferidos, assim como o torresmo de rolo e o bolinho abóbora com costelão de boi.
O espaço da Origem ao Prato recebeu chefs de outros estados e regiões. Mari Sciotti, do restaurante Quincho (São Paulo, SP), preparou uma paella de alcachofra. O chef Saulo Jennings, da Casa do Saulo (Santarém, PA), apresentou a cozinha tapajônica. Já João Lima (Fortaleza, CE) uniu sabores da serra, do mar e do sertão enquanto Diego Badra, do Conca Cozinha Original (Brasília, DF), serviu arroz de cupim. Além disso, o parrillero Antônio Costaguta, do projeto El Topador (Porto Alegre, RS), preparou diversas carnes no fogo do chão no espaço Brasa & Lenha.
O Mercado Municipal se transformou no Espaço Conhecimento onde foram apresentadas várias aulas gratuitas para conhecer mais a cultura gastronômica de diferentes lugares do Brasil, além de contar com curiosidades e degustação de receitas. Entre os temas exibidos: massa com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), cozinha de origem cearense, o repolho como protagonista, as múltiplas possibilidades das castanhas e a culinária tapajônica.
Para deixar o clima ainda mais gostoso, o coreto do Largo do Rosário virou palco de diversos artistas com variados ritmos. O grupo Choro Amoroso, Everton Coroné Trio, os violeiros Augusto Silva e Fernando, o músico e compositor Dé Lucas marcaram presença, assim como as bandas Madrugas Sond e Rock Machine. Aos intervalos, o som ficou por conta de DJ Cateb.
O Festival foi encerrado nesta segunda-feira (20), com um curso de boas práticas gratuito voltado para profissionais da região. Foi uma grande oportunidade para cozinheiros, assistentes de cozinha e demais interessados se atualizarem de acordo com as exigências da segurança alimentar e manipulação de alimentos e de o Festival contribuir para o crescimento gastronômico da cidade.
O Festival de Cultura e Gastronomia Conceição do Mato Dentro é apresentado pela Plataforma Fartura – Comidas do Brasil em uma realização da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro e conta com patrocínio da Anglo American. Até o fim de 2020, o Festival Fartura passará por Brasília, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Belém e atravessa o oceano para desembarcar em Lisboa.