FIDE homenageia alunos medalhistas em olímpiadas de matemática, ciências e português
Entre medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa, quase 200 estudantes foram reconhecidos
Na noite da última segunda-feira (9), o auditório do Centro Universitário Funcesi, em Itabira, foi palco para uma homenagem aos alunos da Fundação Itabirana Difusora de Ensino (FIDE) que se destacaram ao participarem e serem premiados em diversas olimpíadas de conhecimentos realizadas ao longo de 2024. O local recebeu um grande público, composto por pais e professores orgulhosos dos resultados alcançados pelos jovens estudantes itabiranos. Entre medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa, quase 200 estudantes foram reconhecidos.
Em seu discurso na abertura da solenidade, o presidente da FIDE, Everaldo Alvarenga Lage, ressaltou que as conquistas obtidas pelos estudantes são resultado dos esforços de cada um deles durante o ano eletivo. Ele também destacou a importância do apoio da família no processo de aprendizado e o trabalho dos professores, responsáveis por estimular e acompanhar os alunos nessa trajetória.
“Brilhantes medalhistas, como é bom ver seu auditório lotado — isso representa a importância desse evento de hoje [segunda-feira]. Eu acho que para a FIDE é um orgulho muito grande de ter vocês aqui. Vocês [alunos] são prova de que o conhecimento é um dos pilares sólidos para a construção de um futuro melhor”, afirmou.
“Em um mundo cheio de desafios, é gratificante ver o talento e a capacidade de inovar que continuou a florescer em cada um de vocês. Não podemos deixar de ressaltar que essa conquista ou essas conquistas são resultados de esforços e talentos de cada um de vocês. Não podemos deixar também de lado os professores que deram base para vocês e, principalmente, o apoio da família.”, completou Everaldo Alvarenga Lage.
Já Luziene Aparecida Lage Duarte, coordenadora de Matemática dos anos finais do ensino fundamental, explicou que a FIDE trabalha com os seus alunos o raciocínio do pensamento lógico, a leitura e capacidade de interpretação, atuando assim em diferentes áreas do conhecimento. Dentro desse processo, a instituição de ensino estimula os estudantes — com apoio da família e dos professores — a participarem das diferentes olimpíadas de conhecimentos que existem, tanto nacionais quanto locais.
“Quando o aluno aceita o desafio e deseja participar, nós temos as plataformas onde eles estudam, além disso eles trocam ideia conosco, com os professores de matemática dos diferentes segmentos, trazendo as dúvidas que eles possam ter. A gente propicia também momentos na sala de aula, quando a gente vai trabalhar em questões olímpicas e de olimpíadas”, conta.
“Na sala de aula a gente também permite a socialização, a discussão e a colaboração daquele que entendeu aquela determinada questão e aquele que teve mais dificuldade. Tem essa troca de aprendizagens. E um ponto principal também, que hoje, no Brasil, a gente já tem universidades que abrem vagas olímpicas. Então tem o histórico da vida daquele estudante ao longo dos diferentes anos escolares, a premiação deles em diferentes olimpíadas, seja de matemática, científica, língua portuguesa… então você pode contar com esses resultados para o futuro acadêmico”, acrescenta Luziene Lage.
Confira a lista com todas as olimpíadas de conhecimentos em que os alunos da FIDE participaram:
- OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica*;
- OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas;
- OBMEP Mirim – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas;
- ONC – Olimpíada Nacional de Ciências;
- OMP – Olimpíada de Matemática Poliedro;
- Arte e Cultura Poliedro;
- OP – Olimpíada de Português;
- OIM – Olimpíada Itabirana de Matemática.
* Os melhores classificados da OBA estão fazendo provas seletivas para participar da OBA Internacional, sendo que alunos da FIDE estão fazendo essas provas de seleção.