FIDE homenageia alunos medalhistas em olímpiadas de matemática, ciências e português

Entre medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa, quase 200 estudantes foram reconhecidos

FIDE homenageia alunos medalhistas em olímpiadas de matemática, ciências e português
Foto: Gustavo Linhares/DeFato Online
O conteúdo continua após o anúncio


Na noite da última segunda-feira (9), o auditório do Centro Universitário Funcesi, em Itabira, foi palco para uma homenagem aos alunos da Fundação Itabirana Difusora de Ensino (FIDE) que se destacaram ao participarem e serem premiados em diversas olimpíadas de conhecimentos realizadas ao longo de 2024. O local recebeu um grande público, composto por pais e professores orgulhosos dos resultados alcançados pelos jovens estudantes itabiranos. Entre medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa, quase 200 estudantes foram reconhecidos.

Em seu discurso na abertura da solenidade, o presidente da FIDE, Everaldo Alvarenga Lage, ressaltou que as conquistas obtidas pelos estudantes são resultado dos esforços de cada um deles durante o ano eletivo. Ele também destacou a importância do apoio da família no processo de aprendizado e o trabalho dos professores, responsáveis por estimular e acompanhar os alunos nessa trajetória.

“Brilhantes medalhistas, como é bom ver seu auditório lotado — isso representa a importância desse evento de hoje [segunda-feira]. Eu acho que para a FIDE é um orgulho muito grande de ter vocês aqui. Vocês [alunos] são prova de que o conhecimento é um dos pilares sólidos para a construção de um futuro melhor”, afirmou.

“Em um mundo cheio de desafios, é gratificante ver o talento e a capacidade de inovar que continuou a florescer em cada um de vocês. Não podemos deixar de ressaltar que essa conquista ou essas conquistas são resultados de esforços e talentos de cada um de vocês. Não podemos deixar também de lado os professores que deram base para vocês e, principalmente, o apoio da família.”, completou Everaldo Alvarenga Lage.

Fide homenageia alunos medalhistas em olímpiadas de matemática, ciências e português
Foto: Gustavo Linhares/DeFato Online

Já Luziene Aparecida Lage Duarte, coordenadora de Matemática dos anos finais do ensino fundamental, explicou que a FIDE trabalha com os seus alunos o raciocínio do pensamento lógico, a leitura e capacidade de interpretação, atuando assim em diferentes áreas do conhecimento. Dentro desse processo, a instituição de ensino estimula os estudantes — com apoio da família e dos professores — a participarem das diferentes olimpíadas de conhecimentos que existem, tanto nacionais quanto locais.

“Quando o aluno aceita o desafio e deseja participar, nós temos as plataformas onde eles estudam, além disso eles trocam ideia conosco, com os professores de matemática dos diferentes segmentos, trazendo as dúvidas que eles possam ter. A gente propicia também momentos na sala de aula, quando a gente vai trabalhar em questões olímpicas e de olimpíadas”, conta.

“Na sala de aula a gente também permite a socialização, a discussão e a colaboração daquele que entendeu aquela determinada questão e aquele que teve mais dificuldade. Tem essa troca de aprendizagens. E um ponto principal também, que hoje, no Brasil, a gente já tem universidades que abrem vagas olímpicas. Então tem o histórico da vida daquele estudante ao longo dos diferentes anos escolares, a premiação deles em diferentes olimpíadas, seja de matemática, científica, língua portuguesa… então você pode contar com esses resultados para o futuro acadêmico”, acrescenta Luziene Lage.

Confira a lista com todas as olimpíadas de conhecimentos em que os alunos da FIDE participaram:

  • OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica*;
  • OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas;
  • OBMEP Mirim – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas;
  • ONC – Olimpíada Nacional de Ciências;
  • OMP – Olimpíada de Matemática Poliedro;
  • Arte e Cultura Poliedro;
  • OP – Olimpíada de Português;
  • OIM – Olimpíada Itabirana de Matemática.

* Os melhores classificados da OBA estão fazendo provas seletivas para participar da OBA Internacional, sendo que alunos da FIDE estão fazendo essas provas de seleção.

Fide homenageia alunos medalhistas em olímpiadas de matemática, ciências e português
Foto: Gustavo Linhares/DeFato Online