A partir de janeiro de 2025, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) voltará a exigir prova de vida para a manutenção de benefícios pagos pelo órgão.
A determinação retorna a partir de uma portaria do Ministério da Previdência Social (MPS) que previa a não suspensão ou bloqueio do beneficiário pela falta de comprovação expirar em 31 de dezembro.
O INSS não tem bloqueado ou notificado pagamentos de nenhum segurado, atualmente.
A prova de vida é feita anualmente pelo INSS com a finalidade de comprovar se o beneficiário está vivo, por meio de consultas de dados e confrontação de informações recebidas de órgãos públicos federais.
Quais informações e documentos são necessários para a prova de vida?
– Acesso ao aplicativo meu INSS (com o selo ouro) ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
– Empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico;
– Atendimento em agências do INSS (presencialmente), entidades ou instituições parceiras (por reconhecimento biométrico), perícia médica (presencial ou por telemedicina), no sistema público de saúde (SUS) ou na rede conveniada;
– Vacinação;
– Cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou de segurança pública;
– Atualizações no CadÚnico (se for efetuada pelo responsável pelo grupo);
– Votação nas eleições;
– Emissão ou renovação de Passaporte, Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho (CTPS);
– Alistamento militar ou outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
– Recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico;
– Declaração do Imposto de Renda (IR), como titular ou dependente.
Como saber se minha prova de vida foi realizada?
– Por meio do acesso do aplicativo ou o site Meu INSS, ou ligar para a Central de Atendimento telefônico 135 para verificar a data da última confirmação de vida feita pelo INSS.
* Fonte: CNN Brasil