Site icon DeFato Online

Flitabira acontece entre 27 e 31 de outubro; confira a programação

Flitabira acontece entre 27 e 31 de outubro; confira a programação

Ailton Krenak e Mia Couto são alguns dos nomes que integram a programação do Flitabira. - Foto: Divulgação/Flitabira

Uma cidade que  existe como entidade poética antes mesmo de pisarmos em suas ruas. Assim é Itabira, presente em todas as obras de Carlos Drummond de Andrade, que agora ganha seu primeiro Festival Internacional de Literatura — o Flitabira —, idealizado pelo jornalista Afonso Borges, em uma iniciativa do Instituto Cultural Vale. Em formato híbrido, com ações locais como programação infantil, lançamentos literários com a presença de autores da cidade, livraria de rua e feira gastronômica, o Flitabira acontecerá de 27 a 31 de outubro, quarta a domingo, encerrando justamente no aniversário de Drummond.

O tema central será “A pedra e o Sino, numa alusão ao poema mais importante do século 20, representando importantes simbologias nos diversos contextos políticos e sociais, da pedra no meio do caminhoe da catedral reconstruída, a Matriz do Rosário, com seu poderoso sino Elias e relógio, que ressoava a cada hora grave/como a consciênciae cujo som é “para ser ouvido no longilonge/do tempo da vida, um som profundo no ar,/[] que liga o passado/ao futuro, ao mais que o tempo,/e no entardecer escuro/abre um clarão.

Eu brinco que pretendo transformar Itabira em Dublin, por causa de James Joyce. Mas quanto mais conheço Itabira descubro que ela já é Dublin, diz o idealizador do Flitabira, Afonso Borges, que também assina a curadoria do evento. Itabira é, por vocação e destino, uma cidade literária. CDA escreveu sobre ela durante toda a sua vida, citando em contexto afetivo, social e, principalmente, ambiental. O sonho de fazer um festival literário por lá é apenas decorrência deste amor natural, completa.

Programação

Sem patronos ou autores homenageados, comuns aos festivais de literatura, Afonso Borges optou por deixar o protagonismo para a cidade e seu filho mais conhecido. Quem tem Drummond não precisa de patrono. Todos os anos vamos elencar aspectos de sua obra e iluminá-los, afirma. Um Festival literário tem que estar conectado em dois polos: a sintonia com o tempo presente, político, cultural e social e a atualidade do mercado editorial, ou seja, os lançamentos mais recentes dos autores selecionados. Esta mistura compõe o caldo cultural da primeira edição do Flitabira. Sem esquecer da produção cultural local, é claro”, acrescenta.

Para as mesas, a mediação será dividida entre Afonso Borges e Bruna Lombardi, direto da casa onde viveu Drummond, com abertura do escritor moçambicano Mia Couto, apresentação do espetáculo Sem Lugar, do grupo de dança Primeiro Ato, baseado na obra do Poeta e show de Maíra Baldia.

A programação, de grande diversidade, traz nomes como: José Miguel Wisnik, falando sobre o universo ficcional de Drummond; Itamar Vieira Junior, discorrendo sobre o Brasil de ontem e hoje; Chico Felitti e Tom Farias, sobre as biografias de Elke Maravilha e Carolina Maria de Jesus; Humberto Werneck, que está trabalhando na vida/obra de Drummond; Tatiana Salem Levy e Daniela Schanem, falando sobre a questão da violência contra as mulheres; e Conceição Evaristo sobre o amor aos livros.

No escopo da programação estão conversas também com Monja Coen, Danilo Miranda, Sérgio Abranches, Heloisa Starling, Miriam Leitão, entre mais autores. E, para o encerramento, os convidados são Ailton Krenak e Valter Hugo Mãe.

Veja programação completa abaixo e no site www.flitabira.com.br.

Acervo Corujão do Flitabira

Na programação da madrugada, das 22h às 8h, o Acervo Corujão do Flitabira vai trazer conversas memoráveis do projeto Sempre Um Papo (SUP), além de encontros já gravados dentro do projeto SUP Itabira — Zuenir Ventura, Antônio Fagundes,  Malu Mader, Tony Bellotto,  Padre Fábio Melo, e muitos outros mediados por Afonso Borges e que tem a literatura como eixo central.

O Flitabira começou em março

O Festival Literário Internacional de Itabira — Flitabira — vem promovendo ações de incentivo à leitura e à educação em Itabira, desde julho de 2021, quando foi inaugurada, na Praça do Areão, a exposição Ocupação Dom Quixote, Portinari e Drummond, que ficará em exibição até o dia 31 de outubro de 2021.

Além disso, também estão em curso o Prêmio de Redação, voltado a alunos de escolas públicas e privadas de Itabira, e o programa Aulas Livres, do qual podem participar os professores da cidade.

O Flitabira é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira, da Secretaria Municipal de Educação de Itabira e da Fundação Carlos Drummond de Andrade.

SERVIÇO

Festival Internacional Literário de Itabira – Flitabira
Data: de 27 a 31 de outubro de 2021 — quarta a domingo
Formato: híbrido — Casa de Drummond, Centro Itabira e pelo Youtube Flitabira
*Obrigatório apresentar comprovante de vacina Covid-19 para acesso das atividades presenciais.

Confira a programação completa do Flitabira:

Quarta-feira (27)

Quinta-feira (28)

Acervo Sempre Um Papo

Acervo SUP Itabira

Sexta-feira (29)

Acervo Sempre Um Papo

Sábado (30)

Acervo Sempre Um Papo

Acervo Sempre Um Papo

Acervo Sempre Um Papo

Domingo (31)

Acervo Corujão do Flitabira

Quarta-Feira (27)

Quinta-Feira (28)

Sexta-Feira (29)

Sábado (30)

* Com informações do Flitabira.

Exit mobile version