Fortaleza, a maior cidade do Nordeste se prepara para adotar o passe livre intermunicipal, também denominado de “Vai e Vem”, que deve entrar em operação neste segundo semestre de 2023. A capital cearense vai se juntar a mais quatro cidades da região metropolitana e conceder o transporte gratuito aos usuários desses cinco municípios.
A ação é um cumprimento de promessa de campanha do governador Elmano de Freitas (PT) e será ofertado por meio de um cartão aos moradores desses cinco municípios, excetuando-se as pessoas que já recebem vale-transporte das empresas onde trabalham.
No entanto, o governador Elmano de Freitas faz uma ressalva de que há um estudo para definir como será o controle do benefício. “Esse passe livre é um benefício para quem mora na região metropolitana e por isso é preciso ter um jeito de impedir que alguém que vem de mais longe desça na cidade metropolitana e pegue o ônibus. É necessária uma fiscalização”, observou.
A capital cearense terá que ajustar sua frota para esse evento. O passe será válido para o transporte regular e o complementar e todos os veículos terão que instalar o leitor de cartão.
A iniciativa a ser adotada por Fortaleza segue modelos já praticados por outras cidades da região metropolitana, como Caucaia, com 369 mil habitantes, que adotou a tarifa zero logo após a pandemia. O programa usa o sugestivo nome de “Bora de Graça” e está em ação desde setembro de 2021.
Em Caucaia, a medida foi adotada como forma de ajudar as famílias que perderam renda com a crise sanitária. Com a tarifa zerada, o município teve um aumento de quatro vezes na demanda de passageiros e precisou reforçar a frota.
O sucesso do programa em Caucaia levou as cidades de Eusébio, Aquiraz e Maracanaú aderirem ao sistema. Agora, Fortaleza será mais uma cidade a seguir a política pública do passe live.