O município de Açucena, na região do Vale do Rio Doce, foi atingido por uma forte chuva na noite de sábado (27) e madrugada de domingo (28). Imagens que circulam nas redes sociais mostram imóveis sendo invadidos pela água, além de lama nas principais vias da cidade. Por conta do temporal, a Prefeitura decretou situação de emergência.
Durante a chuva, carros foram arrastados, houve queda de árvores e deslizamentos de encostas. O prefeito de Açucena reconheceu que os estragos foram muitos no município e que Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar estão atuando em conjunto com o Executivo para o auxílio à população.
Por conta da destruição causada pela chuva, a Prefeitura de Açucena decretou situação de emergência e deu início à campanha “SOS Chuvas Açucena” para arrecadar doações como alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal, água mineral, roupas, calçados, colchões e roupas de cama.
Ajuda do governo estadual
Na manhã desta segunda-feira (29), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou que enviou ajuda humanitária aos afetados pela chuva do final de semana em Açucena.
O Governo de Minas está enviando ajuda humanitária aos afetados pelas intensas chuvas em Açucena, no Vale do Rio do Doce. Reforçamos a atuação da @defesacivil_mg e do @Bombeiros_MG na reparação dos estragos causados pela tempestade. #GovernoPresente
— Romeu Zema (@RomeuZema) January 29, 2024