Site icon DeFato Online

Fórum das Águas: evento vai iniciar debates sobre situação hídrica de Monlevade

Fórum das Águas: evento vai iniciar debates sobre situação hídrica de Monlevade

Após uma visita à Estação de Tratamento de Água do Departamento de Águas e Esgotos (ETA- DAE), na região das Pacas e à foz do “Córrego dos Coelhos”, no Rio Santa Bárbara, representantes da Prefeitura de João Monlevade, Câmara de Vereadores e da autarquia, verificaram in loco a deteriorante situação daquela microbacia.

As equipes compostas pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos, do diretor do DAE, José Afonso Martins e servidores das secretarias, foram checar denúncia sobre assoreamento no córrego que estaria prejudicando a captação de água pelo DAE. As reclamações foram apontadas pelo vereador Thiago Araújo (Titó – PDT), após recebê-las de inúmeros cidadãos. O parlamentar também participou da visita ao local.

Problema antigo

A comitiva constatou a gravidade do problema e identificou, não só o assoreamento no curso d´água, mas também questões ligadas ao esgotamento sanitário, ausência de mata ciliar, disposição inadequadas de resíduos sólidos, bota-fora irregulares, ocupação irregular das margens dos cursos d’água entre outras situações que vem comprometendo a qualidade da água que abastece toda cidade.

Diante o levantamento de tantos problemas que culminam com o assoreamento do Córrego dos Coelhos e consequentemente do Rio Santa Bárbara, foi proposto a criação de um Fórum para ampliar o debate na busca de soluções, nascendo então o Fórum das Águas – que neste momento tratará da microbacia do Córrego dos Coelhos.

Confira a programação:

I° FÓRUM DAS ÁGUAS – “MICROBACIA DO CÓRREGO DOS COELHOS”

Objetivo: Apresentar a realidade da Microbacia do Córrego dos Coelhos e buscar soluções para sua revitalização, buscando, além da sua recuperação ambiental, proteger e melhorar a condição de captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Pacas, onde é a foz desse curso d’água com o Rio Santa Bárbara.

Data: 21 de setembro de 2021

Horário: 8h30 às 17h

Local: Câmara Municipal de João Monlevade

Programação

8h30 – Recepção – Ambientação

1° Bloco

9h às 9h20 – Abertura

9h20 às 11h – Painel / Contextualização

Apresentação da atual situação da microbacia.

Responsáveis – DAE – SEMMA – ACOM

Especialistas na área de recursos hídricos discorrem sobre os problemas apresentados pelo painel.

Convidados: CBH Piracicaba; CBH Doce; Age-Doce; UEMG; UNIFEI

11h às 11h30 – Participação dos convidados presentes na plateia com inscrição de perguntas dirigidas aos palestrantes

11h30 às 13h – Livre – Almoço

2° Bloco

13h30  às 16h – Momento de construção / Trabalho em grupos

Os convidados divididos em quatro grupos, assessorados pelos palestrantes, discutem sobre o problema e constroem propostas para a solução da Bacia dos Coelhos.

3° Bloco

16h às 17h – Apresentação dos grupos.

Os grupos apresentam as propostas que irão compor o protocolo de ações e metas para a recuperação da Microbacia do Córrego dos Coelhos.

17h – Encerramento

Convidados

Organização

Exit mobile version