Para apoiar seus estudantes durante a jornada acadêmica, o Centro Universitário Funcesi, em Itabira, oferece suporte através do Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico (NAAP). Este setor oferece orientação e assistência psicológica e psicopedagógica, com programas que abordam temas como saúde mental e capacitação educacional, além de um atendimento especializado para alunos com necessidades específicas, como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), dislexia e baixa audição.
Fabiana Ventura, supervisora pedagógica do NAAP, explica que o acolhimento dos estudantes começa logo nos primeiros dias de aula, com orientações claras sobre os serviços disponíveis. “Apresentamos o NAAP aos alunos durante a recepção e explicamos como podemos ajudar em suas demandas acadêmicas e emocionais”, ressalta.
Além disso, o NAAP oferece adaptações no ambiente acadêmico, como provas em formatos especiais para alunos com dislexia ou o uso de tecnologia assistiva, como computadores com linguagem em braile. A equipe do núcleo atua em parceria com professores e coordenações para garantir que as necessidades dos alunos sejam atendidas de maneira eficaz.
Rodrigo Costa, aluno do curso de Enfermagem da Funcesi, é um exemplo de quem se beneficiou do NAAP. “Eles me ajudaram a organizar minha rotina de estudos e me deram estratégias para melhorar minha concentração e desempenho”, relata.
Com esse suporte, o Centro Universitário Funcesi reforça seu compromisso em formar profissionais de alto nível, oferecendo um ambiente acolhedor e acessível para todos os seus estudantes.