Funcionários da Vale foram agredidos durante uma audiência pública realizada no distrito de Morro d’Água Quente, em Catas Altas, na noite de segunda-feira (17). O evento foi realizado ontem à noite, na Escola Estadual João XXIII, e teve como objetivo discutir a expansão do complexo de Fazendão – que compreende as minas São Luiz, Tamanduá e Almas. Moradores da região, que são contra o empreendimento, devido aos impactos ambientais, utilizaram faixas e cartazes para se manifestarem.
Logo após concluir seu posicionamento, R.J.S. de O., de 22 anos, partiu para cima das pessoas que estavam na mesa coordenando o evento e tentou agredir a gerente da mineradora e um funcionário terceirizado. O homem foi contido por outras duas pessoas que acabaram sendo agredidas com socos.
Nas redes sociais e um grupos de WhatsApp, circula um vídeo que mostra o momento exato das agressões. “Isso que eu vou fazer aqui agora é pelas mais de 200 pessoas inocentes”, disse o jovem antes de agredir os funcionários da Vale.
A Polícia Militar foi acionada, mas o suspeito pulou uma janela e saiu correndo tomando rumo ignorado. Os militares fizeram um rastreamento à procura de R.J.S. de O., mas ele não foi encontrado. A ocorrência, registrada pelos policiais, foi encaminhada à delegacia de Polícia Civil que vai instaurar um inquérito para apurar os fatos.