Vencedora de mais um prêmio Top of Mind, a Funerária Santa Terezinha vem ampliando seus negócios devido à excelente gestão do proprietário José Aílton Lima.
José Aílton adquiriu a Funerária Santa Terezinha em 1996 com o intuito de mudar o perfil do serviço funerário em Itabira. Com 28 anos de existência, a empresa se consolidou no segmento e se tornou referência na cidade. “A cultura aqui era diferente. O serviço funeral não tinha o cuidado de fazer o traslado do corpo até a sepultura. Então, assim que eu adquiri a funerária, implantei a filosofia que nosso trabalho só termina após chegarmos próximo à sepultura. Essa foi a primeira novidade”, lembra.
A Funerária Santa Terezinha, que começou com apenas dois funcionários, hoje conta com nove agentes funerários, todos capacitados, treinados e certificados com cursos de tanatopraxia e reparação facial. Durante essa trajetória, a empresa foi crescendo e, em 1999, surgiu a ideia de criar um plano de assistência familiar.
“É um plano no qual o associado paga uma pequena mensalidade e tem direito a descontos em consultas com médicos conveniados. Além disso, o beneficiário pode incluir seus dependentes. Vimos que isso garantia a tranquilidade da família. Foi um plus oferecido para o cliente da funerária”, explica o empresário.
“Certa vez ouvi um padre perguntar, ‘você já se preocupou em alugar um espaço para o seu velório?’. Aquelas palavras me fizeram pensar em algo diferente do que existia no mercado”, José Aílton Lima.
Empreendedor, José Aílton iniciou, em 2015, um novo projeto considerado por ele ousado e inovador. “Certa vez ouvi um padre perguntar, durante uma missa, se alguém preparava para uma festa de aniversário ou para um casamento. Logo em seguida, perguntou: ‘E para a morte tem alguém preparado? Você já preocupou em alugar um espaço para o seu velório?’. Aí, fez aquele silêncio na igreja. Aquelas palavras me fizeram pensar em algo diferente do já existia no mercado. Em outras cidades existem cemitérios bonitos com jardinagem. Mas, nada igual ao que eu havia imaginado”, relembra José Aílton.
Modernidade
Com uma ideia na cabeça e muita disposição, o empresário colocou o projeto em execução. Porém, ele foi surpreendido pela pandemia, que adiou seus planos. Assim, em outubro de 2020, ele finalmente conseguiu inaugurar o Memorial Santa Terezinha. Criado para ser um velório particular, baseado em padrões internacionais, o espaço foi pensado para agregar serviço de qualidade, conforto, tranquilidade e segurança para os seus clientes.
O Memorial Santa Terezinha é ambiente sereno e estruturado para prestar homenagens a quem se foi. É composto por uma ampla área de convivência, onde contém um jardim central, assentos e uma exuberante paisagem. Sete salas velatórias padrão luxo, equipadas com paramentos adaptáveis modernos, poltronas e câmeras de transmissão ao vivo para parentes e amigos distantes acompanharem a cerimônia.
Para maior conforto, essas salas possuem espaços exclusivos à família onde os mesmos podem usufruir de sofás confortáveis, TV’s Smart 32”, ar condicionado, purificadores eletrônicos de água, frigobares e serviço de buffet com diversas opções. Para quem quer mais privacidade, o Memorial possui uma sala Vip que também pode ser utilizada.
Além de lanchonete e restaurante, espaço ao ar livre, sala para reuniões, 32 câmeras de segurança, monitoramento de segurança feito por empresa terceirizada e estacionamento com duas vagas de garagem oferecidas para cada sala velatória.
Todos esses serviços são oferecidos para qualquer pessoa que queira utilizar o espaço. A única diferença é que para o associado do Plano de Assistência Familiar Santa Terezinha esses serviços são gratuitos.
O empreendedor acredita que, para se destacar em qualquer negócio, é necessário acompanhar o mercado, investir em marketing, estudar, pensar diferente, ser honesto e principalmente tratar as pessoas como você gostaria de ser tratado.
“Sempre digo aos colaboradores que é importante saber o que a gente faz bem, que poderíamos fazer melhor. Quero que o atendimento seja sempre o melhor possível. Temos que ser acolhedores porque estamos sempre tratando com pessoas. É importante aliar qualidade, preço e transparência. Quando você faz bem feito e com carinho, a gente tem o entendimento que o reconhecimento sempre vem depois”, afirma José Aílton.
Atualmente, seu filho Peter José de Oliveira Lima (29) é o responsável pela administração do memorial. Aprendeu muito com o pai e se orgulha dele. “Tenho meu pai como referência. Se eu for a metade do que ele é, já vou ser uma pessoa de sucesso. Ele me ensinou a antecipar as coisas. Não deixar nada para última hora, porque assim evitamos ter surpresas desagradáveis. Mas, ainda tenho muito a aprender com ele”, comenta Peter