A Câmara Municipal de Itabira receberia, nesta segunda-feira (6), o secretário municipal de Administração, Gabriel Quintão, para prestar contas do trabalho desenvolvido pela pasta entre junho e setembro deste ano. No entanto, assim como há três meses, Quintão alegou “compromissos inadiáveis” não detalhados para pedir o adiamento da apresentação para semana que vem.
A prestação de contas – obrigatória a todos os secretários municipais desde novembro de 2021 – aconteceria em um momento de tensões envolvendo a pasta comandada por Quintão. Isso porque o secretário municipal é o principal nome à frente da formulação do novo plano de cargos e salários da Prefeitura, alvo de questionamentos tanto de alguns vereadores quanto de diversas categorias insatisfeitas com a proposta. É difícil imaginar o tema não sendo abordado durante a prestação de contas.
Diante da recorrência da situação, a vereadora Rose Félix (MDB) sugeriu que, nesses casos, outro secretário substitua o “faltoso”. Já Carlos Henrique de Oliveira (PDT), vice-líder de Governo na Câmara, enfatizou a importância da presença dos gestores, mas ponderou que também é necessária uma presença maior dos seus colegas durante as prestações.