Centenas de empresas varejistas anunciaram fechamentos de lojas no País. O grupo espanhol Dia, um dos líderes do setor, informou na semana passada que vai encerrar a atividade de 343 supermercado e três centros de distribuição. Esse número equivale ao dobro dos 159 pontos fechados pela Americanas, que desde janeiro de 2023 vive profunda crise.
Além dessas, outras gigantes do varejo nacional também anunciaram forte redução dos seus postos no Brasil. A lista inclui o Carrefour, com 123 estabelecimentos fechados; a Lojas Marisa, com 89 unidades encerradas; e a Casas Bahia, com 38 pontos fechados até o terceiro trimestre de 2023.
Veja a relação dos maiores estabelecimentos em crise no país:
- Rede Dia – 343 unidades fechadas;
- Americanas – 159 unidades fechadas;
- Carrefour – 123 unidades fechadas;
- Marisa – 89 unidades fechadas;
- Casas Bahia – 38 unidades fechadas.
Segundo avaliação de Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), “a Rede Dia enfrentou dificuldades específicas e passou por diversas mudanças de comando, tentando adotar vários formatos, como lojas próprias, franquias e o modelo original da Espanha, focado em preços baixos”.
No dia 21 de março, a rede espanhola entrou com pedido de recuperação judicial no Brasil, diante do que denominou de “persistentes resultados negativos” depois de 23 anos atuando no País. A dívida do grupo está estimada em R$1 bilhão. No dia seguinte ao pedido de recuperação, a Primeira Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo aceitou a solicitação.
Os problemas das Lojas Americanas vieram a público em janeiro do ano passado, com a divulgação da fraude na contabilidade da empresa, estimada em R$ 25,2 bilhões.
De acordo com o último relatório da empresa, divulgado ao mercado também no dia 21 de março, os pontos de venda foram reduzidos de 1.880, em janeiro, para 1.721.
Já o Carrefour anunciou em seu balanço, de 20 de fevereiro, um prejuízo liquido de R$ 565 milhões no quarto trimestre de 2023, queda brutal em relação ao mesmo período do ano anterior, quando a rede obteve um lucro líquido de R$ 426 milhões. As lojas vendidas ou fechadas, segundo a empresa, não eram rentáveis.
No caso das Lojas Marisa e das Casas Bahia, as empresas passam por uma reestruturação. A primeira relatou uma queda de 28% no quarto trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. Já a Casas Bahia, em seu balanço do último trimestre de 2023, apontou um prejuízo de R$ 836 milhões, valor superior em 311% ao constatado em 2022.