Uma comitiva da Prefeitura de Itabira e da direção da Unifei esteve em Belo Horizonte nessa quarta-feira, 8 de novembro, para uma conversa no escritório Gustavo Penna Arquiteto & Associados. Em pauta, o projeto do campus itabirano da universidade e a intenção do governo municipal de torná-lo mais barato.
O prefeito Ronaldo Magalhães (PTB) falou sobre o assunto durante entrevista coletiva nessa quarta-feira. Segundo o chefe do Executivo, a ideia do atual governo é adequar o projeto “à nova realidade de Itabira”. O petebista citou, especialmente, os acabamentos propostos inicialmente para os prédios da Unifei, todos muito caros, na avaliação do prefeito.
“Não estamos falando em diminuir o projeto, nada disso. Só precisamos readequá-lo. Os acabamentos, por exemplo, são muito caros. O projeto foi desenvolvido em uma época em que a Prefeitura tinha muito dinheiro, hoje não é assim”, afirmou Ronaldo. De acordo com ele, seriam necessários R$ 400 milhões para finalizar o projeto da maneira que foi concebido.
Na última semana, o presidente da Câmara de Itabira, Neidson Freitas (PP), sugeriu uma nova repactuação para a conclusão da Unifei. No sistema que permitiu a concretização da universidade no município, a Prefeitura assumiu a construção dos prédios, a Vale a compra dos equipamentos e o Governo Federal a contratação dos professores. Na opinião do vereador, a mineradora deveria assumir papel maior para que os novos prédios sejam construídos.
Ronaldo comentou sobre a declaração do presidente da Câmara e concordou que a Vale possa ser procurada para discussão de um novo acordo, mas afirmou que o primeiro passo é readequar o projeto. “Do jeito que está hoje, como eu vou na Vale pedir R$ 400 milhões. Ninguém tem isso. A Vale não tem, a Prefeitura não tem, o Governo Federal não tem. É preciso readequar o projeto e promover uma nova licitação. Aí, sim, teremos condições de ir atrás dos parceiros”, encerrou.
A comitiva de Itabira em Belo Horizonte teve participação dos secretários de Obras, Ronaldo Lott, e de Desenvolvimento Econômico, José Don Carlos, da vice-prefeita Dalma Barcelos (PDT) e do diretor do campus itabirano da Unifei, Dair de Oliveira.