O governador Romeu Zema (Novo) empossou no início desta semana, os novos comandantes-gerais e chefes do Estado-Maior da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. As cerimônias foram realizadas na segunda (30) e terça-feira (31), em Belo Horizonte. Também foi realizada na terça-feira (31), no prédio Tiradentes, da Cidade Administrativa, a troca de comando do Gabinete Militar do Governador (GMG), que também responderá pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).
Confira quem são os novos comandantes das forças de segurança do estado.
Novo comando da Polícia Militar
Na segunda-feira (30), o governador Romeu Zema participou da troca de comando da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O comando-geral da instituição passa a ser liderado pelo coronel Rodrigo Piassi do Nascimento. Já o posto de chefe do Estado-Maior também foi alterado e será ocupado pelo coronel Marcelo Ramos de Oliveira. Os militares substituíram o coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, que ocupava o comando-geral, e o coronel Eduardo Felisberto Alves, antes chefe de Estado-Maior.
O último comando da PMMG, junto com as demais Forças de Segurança, alçou Minas ao posto de estado mais seguro do país, de acordo com o Ministério da Justiça. Houve investimento de aproximadamente R$1 bilhão na instituição, utilizados no desenvolvimento tecnológico, na compra de equipamentos, na contratação de pessoal e na melhoria da infraestrutura.
No evento, o governador elogiou a Polícia Militar e ressaltou as melhorias na segurança em Minas Gerais.
“É uma satisfação e um orgulho enorme estar aqui participando da passagem de comando daquela que é, com certeza, a melhor polícia do Brasil – e que tanto nos dá orgulho. Para mim, é uma satisfação muito grande participar dos avanços da segurança pública em nosso estado. Avançar com escassez de recursos deixa tudo mais difícil, mas temos usado a criatividade e o comprometimento para evoluir”, afirmou.
O novo comandante-geral, Rodrigo Piassi, destacou que os avanços terão continuidade em sua gestão.
“Precisamos olhar para o que há de novo e inovador, no que diz respeito à segurança pública, para seguir melhorando e garantindo segurança e eficiência à população quando preciso for. Agradeço ao governador pela confiança e farei o meu melhor para ser digno desta posição”, disse.
Currículos
Coronel Rodrigo Piassi do Nascimento
O novo comandante-geral da PMMG ingressou na Polícia Militar em 1993, onde atuou no Núcleo de Estudos de Segurança Pública e Pesquisas e atualmente chefiava o Centro de Administração de Pessoal da PM. Ele fez parte do Conselho de Criminologia e Políticas Criminais de Minas Gerais e do Instituto Novalimense de Estudos do Sistema Penitenciário.
Piassi é mestre em Defesa e Segurança Civil, com ênfase em planejamento e gestão de eventos críticos, pela Universidade Federal Fluminense; especialista em Criminologia pela PUC Minas, e em Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro. O Coronel foi condecorado com as principais honrarias militares pelos serviços prestados na corporação.
Coronel Marcelo Ramos de Oliveira
O novo chefe do Estado-Maior da PMMG, coronel Marcelo Ramos, atuou como diretor de apoio logístico da polícia. Além da formação militar, ele é mestre em Administração pela Faculdade Pedro Leopoldo.
Troca de comando do Corpo de Bombeiros
Já na terça-feira (31), o governador Romeu Zema participou da cerimônia de troca de comando do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), também realizada em Belo Horizonte.
O comando-geral da corporação, até então ocupado pelo coronel Edgard Estevo, passou para o coronel Erlon Dias do Nascimento, que ocupava o posto de chefe do Estado-Maior. Ao se dirigir ao coronel Edgard Estevo, Zema agradeceu por toda dedicação, comprometimento e companheirismo nos últimos quatro anos.
“Foi uma honra estar ao seu lado em missões difíceis, doloridas, como as que vocês participaram. Fica o meu reconhecimento ao seu trabalho e que essa amizade, que surgiu há quatro anos, dure para sempre”, afirmou.
O coronel também agradeceu todo o apoio que a corporação recebeu do governador e de todo o secretariado. Estevo afirmou que o CBMMG está salvando mais vidas.
“Estamos fazendo isso porque estamos mais preparados. Cumprimos um plano de comando, composto por um planejamento estratégico cuidadosamente construído com a participação de todos os bombeiros militares e executado com excelência”, explicou.
De acordo com o coronel, o CBMMG está atendendo mais e melhor com a expansão e a garantia física. “Nos últimos anos foi registrada uma ampliação da presença no território mineiro superior a 23%. Uma corporação que tem 111 anos de história crescer mais de 23% em quatro anos tem um grande impacto”, disse.
Histórico
A coronel Daniela Lopes Rocha da Costa foi nomeada chefe do Estado-Maior. Daniela é a primeira mulher a ocupar o cargo na corporação. Ela também foi a primeira mulher a comandar um batalhão aéreo no Brasil.
A coronel entrou na CBMMG como soldado e teve oportunidade de trabalhar na área operacional, atendendo ocorrências. Já como oficial ocupou diversas funções, dentre elas a de comando até ser designada à chefia de Estado-Maior.
“Tenho boas expectativas em relação à nova responsabilidade. É um reconhecimento ao trabalho de 29 anos de serviço, e conto sempre com o crescimento do Corpo de Bombeiros, com o alcance da excelência na prestação de serviços à sociedade mineira”, afirmou.
“As mulheres podem conquistar o que elas desejam. O trabalho ainda é árduo. Ainda temos muitos desafios a serem vencidos. Os primeiros passos foram dados”, completou.
Gabinete Militar do Governador tem novo comandante
Outra troca de comando realizada na terça-feira (31) no prédio Tiradentes, da Cidade Administrativa, foi a do Gabinete Militar do Governador (GMG). Assume a função o coronel Frederico Otoni, que também responderá pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).
Após assinar o livro de posse, o recém-empossado coronel Frederico Otoni parabenizou seu antecessor pela jornada à frente do GMG e da Cedec, e enfatizou seus objetivos no cargo. Um deles é trabalhar por maior integração com demais entes do Estado, além de instituições e organizações que possam auxiliar a obter “o uso cada vez mais adequado dos recursos humanos, logísticos e financeiros”.
“Comprometo-me a entregar o máximo da minha capacidade, intelectual e laborativa, para desempenhar nossa missão da melhor forma e focado para que Minas continue sendo o melhor estado do país para viver, trabalhar ou empreender”, conclui o novo comandante do Gabinete Militar e da Defesa Civil Estadual.
Currículo do Coronel Frederico Otoni
O novo chefe do GMG e coordenador da Cedec tem 46 anos, nasceu em Barbacena e é formado em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha (Fadiva). Ele entrou para a Polícia Militar de Minas Gerais em 1995, graduando-se no Curso de Formação de Oficiais (CFO) em 1998.
O coronel Frederico Otoni teve grande destaque na Academia da Polícia Militar, onde se especializou no Curso de Especialização em Segurança Pública (Cesp), em 2012, e no Curso de Especialização em Gestão Estratégica em Segurança Pública (Cegesp), em 2018.
Ocupou o cargo de comandante do Pelotão de Choque no 24º Batalhão da Polícia Militar (BPM), onde também comandou a 207ª Companhia Tático Móvel. Atuou como coordenador do CFO, entre 2008 e 2010, comandou a 2ª Companhia do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) e depois retornou para a Academia de Polícia Militar, onde novamente foi coordenador do CFO. Teve passagens pela direção e administração do Centro de Formação de Soldados e do Centro de Educação Física.
Em 2016, assumiu como subcomandante do 41º BPM e, nos anos de 2018 e 2019, comandou o 5º BPM. No 16º BPM, esteve à frente do comando da Escola de Formação de Oficiais em 2019 e 2020.
O posto de coronel foi alcançado em 2022, ano em que assumiu a 5ª Região da Polícia Militar (5ª RPM), com sede em Uberaba, e foi responsável pelo policiamento de 30 cidades das regiões do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba.