Site icon DeFato Online

Governo Federal confirma leilão da BR-381 para a próxima sexta-feira

Duplicação da estrada MG-434 está entre as prioridades do Plano Itabira Sustentável

Trecho da BR-381 que se conecta com a MG-434, dando acesso à Itabira - Foto: Divulgação/Gestão Ambiental

Na próxima sexta-feira (24), acontece, na bolsa de Valores de São Paulo, o leilão para a concessão à iniciativa privada do trecho da BR-381 que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, região Leste de Minas Gerais. Segundo informação do Ministério dos Transportes, o titular da pasta, José Renan Vasconcelos Calheiros Filho, participará da abertura dos envelopes.

Ao todo, o trecho que será concedido conta com extensão de 304 quilômetros e tem potencial de injetar até R$ 10 bilhões na rodovia, tanto em investimentos quanto em custos operacionais, durante os 30 anos de duração do contrato.

O projeto prevê uma série de componentes tecnológicos para redução de riscos de sinistros de trânsito, além de intervenções vitais, como duplicação de 134 km de pistas, implantação de 138 km de faixas adicionais e 11 km de vias marginais, segundo o edital de concessão.

O projeto prevê também a instalação de cinco praças de pedágio e tarifas diferenciadas nas pistas simples e duplas. O concorrente que oferecer o menor preço de tarifa do pedágio vence o leilão.

O trecho que vai a licitação abrange 20 municípios mineiros: Sabará, Santa Luzia, Caeté, Nova União, Bom Jesus do Amparo, Barão de Cocais, São Gonçalo do Rio Abaixo, João Monlevade, Bela Vista de Minas, Nova Era, Antônio Dias, Jaguaraçu, Timóteo, Coronel Fabriciano, Periquito, Ipatinga, Santana do Paraíso, Belo Oriente, Naque e Governador Valadares.

Quer saber mais? Então clique e leia mais sobre o projeto de concessão de trecho da BR-381.

Exit mobile version