Governo Federal detalha gastos alimentícios e diz que forças armadas precisam dos recursos

O Ministério da Defesa (MD) soltou uma nota detalhando os gastos

Governo Federal detalha gastos alimentícios e diz que forças armadas precisam dos recursos

O Ministério da Defesa (MD) detalhou, nesta quinta-feira (28), por meio de uma nota de esclarecimento e também uma live do Ministro Wagner Rosário, os gastos do Governo Federal com alimentos. De acordo com a nota, as Forças Armadas provem alimentação aos militares em atividade. “Ao contrário dos civis, os militares não recebem qualquer auxílio alimentação”, enfatiza a nota.

Além disso, em um programa do canal CNN Brasil, o comentarista Caio Copolla fez explicações sobre os gastos, dizendo que todos têm fundamentos e explicações.

“Em primeiro lugar, essa notícia não poderia ser veiculada sem o número de servidores vinculada ao Executivo Federal que tiveram o gasto. São mais de 1 milhão e 500 mil servidores, que também entram nesses gastos federais. Obviamente, o Ministério da Defesa necessita de gastar muito mais, já que é responsável por alimentar 370 mil pessoas em seu efetivo. Na verdade, eles necessitam de muita energia, já que sempre estão na ativa para proteger o país em todas as horas”, afirmou o jornalista.

Confira o vídeo em que Caio Copolla detalha os valores e cita como os alimentos da lista de compras do governo são distribuídos entre os ministérios.

Rotina

A nota  das Forças Armadas esclarece ainda que o efetivo de militares da ativa é de 370 mil homens e mulheres que, diariamente, realizam suas refeições, em 1.600 organizações militares espalhadas por todo o país. O valor da etapa comum de alimentação, desde 2017, é de R$ 9,00 (nove reais) por dia, por militar.

As Forças Armadas também deixaram claro que, com esses recursos, são adquiridos os gêneros alimentícios necessários para as refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar).

“Esse valor não é reajustado há três anos. As Forças Armadas têm a responsabilidade de promover a saúde da tropa por meio de uma alimentação nutricionalmente balanceada, em quantidade e qualidade adequadas, composta por diferentes itens”.