A Casa Civil, pasta chefiada por Rui Costa, nega-se a informar o questionamento de um grupo de deputados sobre os gastos feitos por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas suas viagens ao exterior. Os parlamentares questionaram formalmente a Casa Civil sobre o motivo da negativa.
A Casa Civil respondeu somente que os dispêndios feitos com suprimentos de fundos (pronto pagamento ou adiantamento de despesas) podem colocar em risco a segurança do presidente e vice-presidente, além dos seus familiares, e são informações classificadas como reservadas.
Na resposta aos parlamentares, a Casa Civil ainda explica que as demais despesas, como serviços de apoio, telefonia e seguro de viagem internacional, têm caráter público e são disponibilizadas após concluída a prestação de contas. Custos como locação de veículos, diárias e passagens não possuem classificação.
A nota da Casa Civil aos questionamentos foi dada depois do requerimento feito pela deputada Adriana Ventura (Novo/SP) e outros dez políticos que ratificaram o pedido de informações.
Nas viagens a nove países nos seus cinco meses de governo, Lula gastou, somente com hospedagem R$ 7,3 milhões, conforme informações do Ministério das Relações Exteriores.
+ Governo de Minas Gerais terá expediente alterado durante jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina
As despesas são referentes a gastos com hotéis do presidente e da primeira- dama, Janja, e toda a comitiva presidencial. O valor, exorbitante, não inclui a última viagem de Lula à Itália e França, e também não considera os gastos com aluguel de carros e nem a contratação de intérpretes.
Em suas viagens, Lula tem primado em escolher hotéis de luxo, de alto padrão, custeados por dinheiro público, abstendo-se de hospedar em embaixadas que dispõem de estrutura para acolher a ele e comitiva. Nos Estados Unidos e Emirados Árabes, a acomodação de Lula ficou por conta dos anfitriões.
Lula não esconde seu gosto pelo trânsito aéreo, mesmo em viagens de curta distância. No dia 4 de julho, Lula programou uma “pequena viagem de avião” quando saiu de Puerto Iguazú, na Argentina, às 16h10 e pousou em Foz do Iguaçú, no Brasil, às 16h20. A distância entre as cidades é de 30 km e, segundo o Google Maps, a viagem duraria 40 minutos, de carro.