Site icon DeFato Online

Governo Marco Antônio chega a 40 mudanças em seu secretariado

Marco Antônio

Marco Antônio Lage. Foto: Tatiana Linhares / DeFato Online

Em março, uma reportagem da DeFato mostrou que a gestão Marco Antônio Lage (PSB) troca, em média, mais de um secretário por mês. Até então, haviam sido registradas 33 mudanças no secretariado itabirano. No entanto, com as novas mudanças oficializadas nesta segunda-feira (7), este número subiu para 40, ironicamente, o número de campanha utilizado pelo atual prefeito de Itabira.

Foram três as mudanças anunciadas ontem: exonerado a pedido próprio, Flávio Pena deixou a Secretaria de Planejamento e Gestão e foi substituído por Paulo Alexandre da Silva, também presidente do ItabiraPrev. No lugar de Paulo na Secretaria de Fazenda, entrou o até então chefe de gabinete Hugo Henrique Gomes, que, por sua vez, será substituído por Natália Lacerda, também secretária de Esportes, agora acumulando as duas funções.

Com cinco mudanças cada, as secretarias de Governo, Fazenda, Desenvolvimento Econômico e chefia de gabinete foram as que mais trocaram seus titulares. Dessa forma, não é raro ver o mesmo nome assumindo pastas muito diferentes entre si. Danilo Alvarenga, por exemplo, já foi chefe da Obras, Itaurb, Gabinete e da secretaria de Governo. Gabriel Quintão, braço-direito da gestão Marco Antônio, também é um exemplo deste cenário, passando pela Administração, Governo e Assessoria de Gestão.

As únicas secretarias que permanecem com seus titulares desde o início da atual gestão são a de Meio Ambiente (Denes Lott), Esportes, Lazer e Juventude (Natália Lacerda) e a superintendência da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Marcos Alcântara).

Críticas

Ao comentar sobre o “troca-troca” de secretários em Itabira há quatro meses, o verador Neidson Freitas (MDB) teceu críticas à gestão Marco Antônio, classificando-a como um “desgoverno”. Á época, Bernardo Rosa concretizava seu retorno à Câmara após passagem pela Secretaria de Governo e Elaine Mendes se tornava a nova líder da Secretaria de Obras.

“A Secretaria de Governo, absurdamente, chegou agora no seu quinto secretário, é a quinta substituição em uma secretaria tão importante como essa. Isso mostra um desgoverno, isso mostra que o prefeito, no seu terceiro ano de mandato, não conseguiu sequer montar uma equipe para fazer a cidade funcionar”, disse o parlamentar, na oportunidade.

Confira, logo abaixo, o detalhamento completo das secretarias e todos os seus chefes.

Secretaria de Governo

Secretaria de Administração

Chefe de Gabinete

Assessoria de Gestão, Programas e Metas

Secretaria de Saúde

Secretaria de Desenvolvimento Urbano

Secretaria de Auditoria Interna e Controladoria

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Secretaria de Fazenda

Procuradoria Municipal

Saae

Itaurb

Secretaria de Educação

Secretaria de Assistência Social

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

Secretaria de Planejamento e Gestão

Secretaria de Obras

Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude

Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade

Assessoria de Projetos e Captação de Recursos

Exit mobile version