Site icon DeFato Online

Há uma semana sem água, moradores de Conceição protestam contra a Copasa

falta de água copasa CMD

Foto: internauta via wpp

A falta de água em Conceição do Mato Dentro é um problema constante. Há quase uma semana sem água, moradores da rua São Sebastião, no bairro Matozinhos, decidiram fazer,  na manhã deste domingo (18), uma manifestação contra a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A via foi interditada pela população. A falta de água também afeta outros bairros como Brejo, Vila São Francisco e Córrego Pereira.

“Estamos desde o dia 13 utilizando água mineral e apoio de alguns vizinhos para conseguirmos realizar às necessidades básicas. Quando será restabelecido a água em nossas casas? Um absurdo uma situação dessas! Precisamos de um retorno, um posicionamento da Prefeitura urgente sobre isso. Tal situação fere os nossos direitos como cidadão, é desumano”, disparou uma moradora do bairro Matozinhos.

De acordo com a Copasa, devido a manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA), o abastecimento da cidade foi interrompido, emergencialmente, na quinta-feira (15). A companhia alega que foi identificada uma mudança na qualidade da água, provocada pelas chuvas que caíram na cabeceira do rio Santo Antônio, “o que dificultou o tratamento”. 

A pouca água que chega não tem qualidade para consumo – Foto: internauta via wpp

“O abastecimento já foi parcialmente restabelecido, no entanto, com vazão insuficiente para o atendimento de toda a cidade. Estamos trabalhando 24h por dia para normalizar a situação”, informou a Copasa em nota.

Para minimizar os impactos, caminhões-pipa são usados para reforçar o abastecimento. No entanto, segundo os moradores, a água fornecida tem sido insuficiente. Por outro lado, nos bairros que há água, ainda conforme a população, há desperdício por parte de algumas pessoas.

“Na rua Geraldo Pires Carneiro, bairro Córrego Pereira, já faz seis dias que estamos sem água. Passei ontem na rua do PSF do bairro Vermelho e todos estão usando a água para lavar roupa, lavar a casa com mangueira. Por isso a água não chega aqui, nos bairros mais altos”, comentou uma moradora.

“Moro no bairro Brejo e a semana toda é isso.Tenho pegando água da chuva pra fazer algumas coisas, como descarga. Trato com cloro e limpo a casa da maneira que dá”, disse outra moradora.

Problema recorrente

A falta recorrente do recurso em Conceição é um problema que já rendeu mais de duas mil reclamações contra a Copasa. Em tempos de pandemia, a preocupação com a falta de água se agravada, uma vez que, o recurso é um importante instrumento usado na limpeza e no cumprimento das medidas de segurança contra a Covid-19.

Exit mobile version