Um homem, de 28 anos, foi preso nesta semana nos Estados Unidos, em decorrência de Difusão Vermelha requerida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Ele é réu em ação penal pela prática dos delitos de homicídio qualificado consumado e homicídio qualificado tentado e estava foragido.
Os crimes, conforme denúncia do MPMG, ocorreram em 23 de novembro de 2021, no Bairro Esperança, em Ipatinga, no Vale do Aço. O homem foi acusado, juntamente com outros dois indivíduos, de tentar tirar a vida de um homem e matar outro, com diversos disparos de arma de fogo. Foi comprovado que os crimes foram motivados por desavenças envolvendo o tráfico de drogas. A denúncia aponta que o mandante dos delitos foi o acusado, chefe do tráfico de todos os envolvidos.
Com a prisão, ele será deportado pelo governo americano para que possa responder à ação penal. Se condenado, poderá cumprir de 24 a 60 anos de reclusão em regime fechado.
A ação penal tramita na Vara de Execuções Penais, de Precatórias Criminais e do Tribunal do Júri da Comarca de Ipatinga.