Homem é condenado a 11 anos de prisão pelo assassinato do irmão do prefeito de cidade mineira
Investigação revelou que a motivação para o homicídio foi por ciúmes; o crime chocou a cidade
Em julgamento realizado na terça-feira (5), o Tribunal do Júri da comarca de Pompéu condenou um homem pelo homicídio qualificado de José Lorranh, irmão do atual prefeito da cidade, Kenedy Wállafy (Novo). O crime ocorreu em 27 de dezembro de 2022 e, segundo a acusação, foi motivado por ciúmes em um contexto de relacionamento afetivo entre réu e vítima. O conselho de sentença reconheceu os agravantes de meio cruel e motivo fútil no ato.
A sentença estabeleceu pena de 11 anos, dez meses e sete dias de reclusão pelo homicídio, em regime fechado. Além disso, o homem foi condenado a mais seis meses de detenção e dez dias-multa pelo crime de fraude processual, uma vez que tentou alterar a cena do crime para despistar as investigações.
De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o crime foi cometido às margens de uma estrada na zona rural de Pompéu, próximo ao distrito de Silva Campos. Na ocasião, o acusado golpeou a cabeça de José Lorranh diversas vezes e, em seguida, realizou três disparos contra ele. O corpo da vítima só foi localizado um mês depois, o que trouxe grande repercussão na cidade e região.
O promotor de Justiça Frederico Tavares de Lanna Machado informou que o crime foi passional e descartou motivação política, reforçando que o ciúme foi a principal causa do homicídio. “A vítima e o réu possuíam um relacionamento afetivo, e o ciúme foi o estopim para este crime”, afirmou.
A elucidação do caso só foi possível graças à quebra do sigilo telefônico dos envolvidos, o que permitiu mapear as comunicações entre réu e vítima e confirmar que eles estavam juntos no local e data do crime.
Investigação
O promotor elogiou o trabalho da Polícia Civil, destacando a dificuldade das apurações. “Foi uma investigação difícil, e o trabalho da Polícia Civil merece aplausos. Felizmente, a tecnologia pôde ajudar na elucidação do caso e na localização do corpo”, comentou Frederico Machado.
À época do crime, após a localização do corpo, o prefeito Kenedy Wállafy agradeceu o apoio da comunidade e relembrou seu irmão como “amoroso, trabalhador e amigo”. Em uma mensagem emocionada, afirmou esperar que “o responsável responda não apenas à justiça dos homens, mas também à justiça de Deus”.