A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu, na última sexta-feira (20), mandado de prisão preventiva contra um homem de 58 anos que tentou matar a própria mãe, uma idosa de 91. O crime ocorreu em Januária, no Norte do estado. O inquérito foi concluído, e o investigado foi indiciado por tentativa de feminicídio.
A idosa foi agredida pelo filho após uma discussão por motivo fútil, pois ela estaria contratando os serviços de um vizinho de quem ele não gostava. Quando o vizinho se afastou do local, o suspeito pegou um pedaço de madeira e golpeou a idosa na cabeça, causando-lhe um corte profundo.
Segundo a delegada Jaiane Gomes, o procedimento de investigação foi instaurado no dia 12 de janeiro, após ocorrência registrada pelos familiares da vítima. A equipe da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Januária realizou levantamentos e apreendeu objetos. Laudos médico-legais e da perícia técnica da PCMG foram analisados e juntados ao inquérito.
As apurações realizadas de forma célere e os elementos colhidos evidenciaram motivos para a delegada representar à Justiça pela prisão do suspeito, em razão da gravidade do fato – crime contra uma idosa no âmbito da violência doméstica e familiar. “O sucesso da investigação foi devido aos esforços conjuntos de uma equipe multidisciplinar”, pontua Jaiane Gomes. Finalizados os procedimentos de polícia judiciária, o suspeito foi encaminhado ao sistema prisional, ficando à disposição da justiça.
Denúncia
A PCMG orienta que todo caso de violência doméstica e familiar contra a mulher seja denunciado. O registro pode ser feito diretamente em unidade policial, via Disque 180 e também pela Delegacia Virtual nos casos de ameaça, vias de fato/lesão corporal e descumprimento de medida protetiva.
*Com informações da Polícia Civil de Minas Gerais