Um homem de 57 anos, natural de Belo Horizonte, morreu após se afogar na Cachoeira Joaquim Cornélio, também conhecida como Cachoeira do Macaco, no distrito de Cocais, em Barão de Cocais, próximo ao acesso para a Barragem do Torto. O caso aconteceu neste domingo (31).
De acordo com informações, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi acionado por volta das 16h45 para localizar o corpo da vítima, que segundo testemunhas, teria se afogado por volta das 11h. O local possui uma profundidade máxima de 4 metros.
Os bombeiros informaram que o lugar era de difícil acesso, tendo somente uma estrada de terra desregulada e com bastante lama. Durante as buscas, foram utilizadas técnicas de mergulho livre e autônomo, localizando a vítima já no fim da tarde.
O corpo foi liberado pela Polícia Civil e conduzido por uma funerária para o instituto Médico Legal (IML) de Barão de Cocais. Cerca de 20 banhistas que estavam no local foram orientados sobre os riscos da região.
Este foi o segundo caso de afogamento registrado na região neste fim de semana. No último sábado (3), dois homens se afogaram no rio Santo Antônio, em Praia das Palmeiras, na zona rural de Ferros.
As identidades das vítimas foram divulgadas na noite de ontem (31) pela corporação: trata-se de Silas Patrick Silva de Brito (26 anos) e Leandro Hortêncio da Cruz (22 anos), ambos naturais de Ferros.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, uma parente de Silas Patrick estava começando a se afogar nas águas do rio, quando o rapaz tentou salvá-la e também começou a se afogar. Ao ver a situação, Leandro Hortêncio foi tentar intervir e também teve um princípio de afogamento.
Outros familiares que estavam no local conseguiram alcançar a moça, oferecendo uma vara de bambu, na qual ela conseguiu se agarrar e ser puxada até a margem. No entanto, os dois rapazes submergiram e não retornaram mais à superfície.