O aplicativo do iFood sofreu uma invasão na noite desta terça-feira (2). Os perfis de alguns estabelecimentos foram alterados ou trocados assustando a muitos usuários. Os nomes dos restaurantes e lanchonetes foram mudados para declarações de apoio a alguns políticos, falas ofensivas sobre outros e ainda mensagens anti-vacina.
O iFood informou, por meio de seu perfil no Twitter, que o incidente foi causado por meio da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento. Isso contradizia o que vinha sendo divulgado de que o app havia sido hackeado.
O incidente foi causado por meio da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento que tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma, e que o fez de forma indevida.
— iFood (@iFood) November 3, 2021
A companhia relatou ainda que apenas 6% dos restaurantes cadastrados foram afetados com o problema. A empresa garantiu que todas as medidas cabíveis foram tomadas para evitar que os dados dos restaurantes, consumidores e entregadores fossem divulgados indevidamente.
O iFood também fez questão de deixar claro que dados de cartão de crédito dos usuários ou números de PIX não ficam armazenados no banco de dados da plataforma.
Os dados de meios de pagamento não são armazenados nos bancos de dados do iFood, ficando gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários, não tendo havido comprometimento de dados de cartões de crédito.
— iFood (@iFood) November 3, 2021
A empresa informou ainda que os problemas começaram por volta das 21h30, da noite desta terça (2). Porém, eles conseguiram agir rápido e reverter a situação. Agora, o iFood trabalha para reestabelecer os perfis alterados. Uma investigação da empresa apontou que não houve um ataque cibernético e que a invasão foi feita de forma manual, por uma única pessoa.