Promovido pelo Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) da Unifei Itabira, o III Encontro de Inclusão da Pessoa com Deficiência na Unifei teve sua abertura no campus da universidade nesta quarta-feira (6) e se estende até quinta-feira (7). Uma extensa programação que contempla oficinas, palestras e debates alerta para a conscientização do tema no ambiente escolar.
O evento foi idealizado no município pelos servidores da instituição e membros do NEI, Ana Amélia de Souza, Aparecida Jácome dos Santos e Maxwell Damasceno. A conferência é aberta à comunidade e tem o intuito de elaborar políticas e práticas de apoio à acessibilidade. Além disso, a inclusão do corpo universitário com deficiência.
“A cada ano a participação tem aumentado mais. Desde 2018 todas as universidade públicas do país têm que reservar cotas para pessoas com deficiência. Aqui na Unifei começou logo no ano passado. Já recebemos alguns alunos. Então como os estudantes que precisam desta atenção estão chegando, a gente precisa realizar essas capacitações”, explica Aparecida dos Santos, que também é portadora de deficiência visual.
A programação do último dia de encontro começa às 8h30 com uma palestra sobre Déficit de Atenção e Altas Habilidades. Às 10h30 acontece a oficina “Vivência” e logo após, às 13h30 a palestra: “A importância das tecnologias na vida social e acadêmica dos deficientes visuais”, encerrando o evento.