Imagem de Nossa Senhora Aparecida é encontrada em rio de Barão de Cocais

Assim como em 1717, a réplica foi encontrada em perfeito estado submersa nas águas

Imagem de Nossa Senhora Aparecida é encontrada em rio de Barão de Cocais

A descoberta de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, no rio São João, mexeu com a fé dos moradores de Barão de Cocais neste domingo (22). Assim como na história de 1717, quando a imagem da santa apareceu em um rio de São Paulo, a réplica foi encontrada em perfeito estado submersa nas águas do rio em Barão de Cocais. Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil. O dia 12 de outubro se tornou feriado em comemoração à aparição da santa.  

A moradora do bairro Vila São Geraldo, Rosa Moraes, acompanhou de perto o resgate e se mostrou emocionada com a aparição. 

“Um amigo nosso [dela e de seu marido], o Carlinhos, comentou que havia avistado uma imagem no rio e insistiu muito no assunto. Acabamos indo até a ponte e encontramos outro vizinho, o Cacá, que decidiu entrar na água para resgatar a imagem. Ficamos emocionados”, relata Rosa Moraes.

A cocaiense ainda comentou sobre a possível origem da padroeira do Brasil no rio que seria atingido pelos rejeitos de lama caso ocorresse o rompimento da barragem Sul Superior, na Mina de Gongo Soco.

“Acreditamos que alguém tenha colocado a imagem nas águas do rio São João em um gesto de fé quando vivíamos a angústia do rompimento da barragem da Vale”, disse.

Rosa publicou sobre o ocorrido em sua rede social e causou comoção nos internautas:

O resgate

Carlos dos Santos, Cacá, contou sobre a felicidade de entrar no rio São João e encontrar a réplica.

“Não sabemos de onde veio a imagem. Pode ter sido jogada ou caído sem querer em algum trecho e carregada pelas águas. Fato é que não é todo dia que não se encontra a padroeira do Brasil dentro de um rio, como realmente aconteceu na sua aparição”, Carlos dos Santos, morador que retirou a imagem das águas do rio.

A respeito do futuro da réplica, Cacá parece decidido: vai guardar em sua casa para proteção.

“Até o momento não fui procurado pela arquidiocese. Lavei a imagem, limpei tudo direitinho e gostaria de ficar com ela”, finalizou.