Nesta quinta-feira (26), as viagens do trem de passageiros da Vale foram suspensas após um incêndio de grandes proporções atingir 30 dos 96 vagões de uma composição férrea carregada com eucaliptos, próximo à cidade de Antônio Dias, na bacia do Rio Doce, em Minas Gerais. O incidente ocorreu na quarta-feira (25), e a causa do fogo ainda é desconhecida.
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi acionado na rua Petrolina Fernandes de Oliveira, onde já havia cerca de 50 brigadistas da Vale aguardando o desligamento de um cabeamento energizado ao lado da linha férrea para iniciar o combate ao incêndio. Dez caminhões pipa, com capacidade entre 10 mil e 25 mil litros de água, foram mobilizados para conter as chamas.
Segundo os bombeiros, como não havia risco para pessoas, a prioridade foi impedir a propagação do fogo, isolando os vagões incendiados para proteger os demais. Por volta das 21h30, a empresa confirmou que a linha e os postes foram desenergizados, permitindo o início do combate ao fogo em duas frentes.
As chamas foram controladas e o incêndio debelado sem vítimas. A Vale informou que equipes de emergência seguem monitorando a situação na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e que não houve impacto no trem de passageiros no momento do acidente.