Site icon DeFato Online

Incêndio destrói casarão histórico em Entre Rios de Minas; um raio teria iniciado as chamas

Incêndio destrói casarão histórico em Entre Rios de Minas; um raio teria iniciado as chamas

Foto: Divulgação/Sala de Imprensa/CBMMG

Na madrugada desta sexta-feira (13), pouco depois da meia noite, um casarão histórico em Entre Rios de Minas, no Campo das Vertentes, ficou destruído após um incêndio — que teria começado após um raio atingir o imóvel, que fica na praça Senador Ribeiro, na região central da cidade. O prédio era habitado, mas ninguém ficou ferido. Chovia no momento do acidente.

Para atender a ocorrência, foram empenhas as unidades do Corpo de Bombeiros de Conselheiro Lafaiete, Congonhas e São João del-Rei. O casarão compõe o Conjunto Paisagístico, Urbanístico e Histórico da Praça Senador Ribeiro, patrimônio tombado pela Prefeitura de Entre Rios de Minas e pertence ao ex-prefeito Mário Augusto Alves de Andrade, mais conhecido como Marinho da Farmácia.

Segundo relatos de testemunhas, chovia durante a madrugada, quando um raio atingiu o prédio histórico, dando início ao incêndio. Os bombeiros de Lafaiete foram os primeiros a serem acionados. Porém, o fogo se alastrou rapidamente e tomou conta da edificação. Dessa forma, para que as chamas fossem contidas, foi necessário solicitar o reforço dos militares de Congonhas e São João Del Rei.

Foto: Divulgação/Sala de Imprensa/CBMMG

Durante a ação, os bombeiros também contaram com o apoio de populares, que com uma “chorumeira” (equipamento agrícola que foi improvisado para auxiliar no combate ao fogo) ajudaram com o reabastecimento de água, que ficou mais ágil e eficiente, impedindo que o enfrentamento às chamas fosse interrompido — em um trabalho que durou toda a madrugada de hoje.

Pela manhã, já com o incêndio contido, os bombeiros realizaram o resfriamento dos restos da construção para impedir que o fogo reiniciasse. Policiais militares, agentes da Defesa Civil e da perícia criminal da Polícia Civil também atuaram na ocorrência.

Foto: Divulgação/Sala de Imprensa/CBMMG

Ex-prefeito estava no imóvel ao lado

Marinho da Farmácia mora na casa ao lado e dormia quando o incêndio começou. Ele foi acordado por um policial, que o ajudou a deixar o local. A mulher do ex-prefeito e os seus filhos não estavam no casarão quando as chamas tiveram início. “Eu estava dormindo, não vi quando o fogo começou. O policial me chamou, bateu à porta, e, graças a Deus, consegui sair à tempo com sua ajuda”, relatou.

Marinho da Farmácia foi prefeito de Entre Rios de Minas por duas oportunidades, de 2005 a 2008 e de 2009 a 2012.

Foto: Divulgação/Sala de Imprensa/CBMMG
Exit mobile version