Site icon DeFato Online

Incêndios em Minas Gerais: 11 Unidades de Conservação do Estado estão em chamas

Decreto cria Comitê Nacional de Manejo do Fogo e Centro Integrado de combate a incêndios

(Foto: Corpo de Bombeios)

As chamas seguem consumindo as vegetações no estado de Minas Gerais nesta quarta-feira (4). O motivo do horizonte acinzentado e com nuvens de fumaça é justamente por conta dos incêndios florestais que estão acontecendo no território mineiro, inclusive nas Unidades de Conservação do Estado (UCs).

Segundo o Corpo de Bombeiros, 11 Unidades de Conservação do Estado (UCs) enfrentam incêndios nesta quarta-feira (4). Sendo elas Parque Estadual Serra do Ouro Branco, Parque Estadual Serra do Brigadeiro, Parque Estadual Serra do Cabra, Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, Área de Proteção Ambiental Alto do Mucuri, Parque Estadual do Pau Furado, Área de Proteção Ambiental Estadual Seminário Menor de Mariana, Floresta Estadual São Judas Tadeu, Parque Estadual Serra Negra (Itamarandiba), Parque Estadual do Pico do Itambé, e Serra do Ouro Branco.

A situação do incêndio no Parque Estadual Serra do Brigadeiro é preocupante, precisando inclusive de apoio aéreo para o combate às chamas. Segundo o Corpo de Bombeiros, há uma grande linha de incêndio constatada na região do Pico do Cruzeiro/trilha do Pai Inácio, e 29 militares atuam no local, além de seis brigadistas auxiliando na operação. Além disso, há a previsão de chegada de reforço de efetivo, vindos de Ubá, Juiz de Fora e Ipatinga.

Outra região que também conta com forte empenho dos bombeiros é a Área de Proteção Ambiental Estadual Seminário Menor de Mariana, com os militares no 4º dia de operação de combate às chamas. Ao todo, são nove militares e 25 brigadistas no local.

Na Serra do Ouro Branco, a operação de combate ao incêndio florestal conta com a atuação de três bombeiros e 22 brigadistas, pelo 2º dia consecutivo. O foco das chamas está na MG-129, próximo à Copasa no município de Ouro Branco, com o incêndio cobrindo ambos os lados da rodovia que passa pelo parque.

Exit mobile version