Site icon DeFato Online

Infiltração de ácido hialurônico no joelho

O ácido hialurônico tornou- -se bastante popular em produtos cosméticos, mas também é uma substância que pode ser utilizada em infiltrações no joelho, em um procedimento denominado viscossuplementação.

O ácido hialurônico é um polissacarídeo de alto peso molecular encontrado naturalmente no organismo. Em outras palavras, o próprio organismo produz o ácido hialurônico, ele faz parte da composição do líquido sinovial. Esse é um fluido viscoso e transparente encontrado nas articulações do corpo humano, principalmente nas articulações móveis, como os joelhos, cotovelos, ombros e quadris.

Geralmente, pacientes com artrose são candidatos ao procedimento de viscossuplementação, pois à medida que a artrose progride, as superfícies ósseas não mantêm mais a estrutura ideal para amortecer e aliviar os impactos.

O procedimento de infiltração de ácido hialurônico no joelho pode ser realizado em um ambiente ambulatorial, ou seja, não é necessário que o paciente seja internado. A intervenção é realizada dentro do consultório médico. A aplicação é rápida, levando no máximo 10 minutos. Normalmente, os efeitos da infiltração de ácido hialurônico podem durar em média 6 meses, podendo se estender em até um ano em alguns casos.

É importante lembrar que a viscossuplementação deve ser recomendada e realizada por um especialista. Para um tratamento completo de mobilidade de articulação do joelho e fortalecimento muscular, é fundamental realizar as sessões de fisioterapia indicadas pelo seu ortopedista. Na maioria dos casos, os exercícios realizados na fisioterapia configuram um importante passo para redução da dor e melhoria da função articular, tornando a reabilitação e retorno às atividades de rotina mais efetiva e duradoura.

 

O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.

Exit mobile version