Terminam neste domingo (2) as inscrições para o Programa de Estágio 2021 da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Podem concorrer às vagas alunos da área técnica que se formem entre julho e dezembro de 2022 e estudantes universitários a partir do terceiro período de faculdade, com formatura prevista para julho de 2023.
As inscrições podem ser feitas no site www.firjan.com.br/programadeestagio. O estágio tem duração de seis meses a dois anos e carga horária de quatro ou seis horas diárias, incluindo benefícios como bolsa-auxílio, vale-refeição, auxílio-transporte, seguro de vida e recesso.
Após as inscrições, tem início o processo de seleção, com entrevistas individuais, resolução de cases, conversa de alinhamento e painel final. Podem participar também estudantes dos mais de 20 cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), da Firjan.
Áreas de atuação
O programa de estágio inclui diversas áreas: Competitividade, Comunicação, Desenvolvimento e Inovação, Educação, Gestão de Pessoas, Integridade Corporativa, Jurídico, Negócios, Petróleo, Gás e Naval, Planejamento e Finanças, Planejamento Estratégico, Relacionamento, Relações Institucionais, Saúde e Segurança do Trabalho, Suprimentos e Serviços, Tecnologia da Informação, e Tecnologia e Inovação.
O estágio tem previsão de começar em junho próximo. O objetivo, segundo o gerente de Seleção e Administração de Pessoal da Firjan, Delmo Meireles, é levar aos estudantes a oportunidade de complementar formação escolar, por meio de experiências profissionais e ações de desenvolvimento que promovam o aperfeiçoamento técnico, cultural e de relacionamento humano. Para ele, “o programa de estágio contribui na formação de novas gerações de profissionais e a criar e manter um espírito de renovação, de oxigenação permanente para a Firjan e as empresas que posteriormente aproveitam esses estagiários”.
Acompanhamento
O programa faz o acompanhamento do estagiário por meio de uma trilha de desenvolvimento, que se traduz em momentos de capacitação sobre as temáticas mais atuais para o profissional, a roteirização de eventos, abordando fatores técnicos da formação acadêmica universitária ou da escola técnica e a criação da liga dos estagiários, um canal de comunicação para discussão e sugestões, até mesmo de rodas de diálogo com executivos da instituição.
Delmo Meireles observou que o estágio é totalmente prático e leva o jovem a se envolver em todas as tarefas. “Os estagiários têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia da profissão, por meio de experiências práticas, participando ativamente da rotina, dos processos e dos projetos da empresa”, disse.
Experiência
Um exemplo é Roberta Pires Aguirre, a mais nova estagiária do Laboratório de Microbiologia da instituição, na Tijuca. Ela está há pouco mais de um mês no novo trabalho, mas diz que já acumulou alguma prática. Roberta estuda para ser técnica em química. “Estou fazendo análises e contagem de bactérias e de fungos, por exemplo, que são experiências novas e agregam muito valor, ainda mais adquiridas na Firjan, uma instituição reconhecida”, afirmou.
*Agência Brasil
(Agência Brasil)