No fim de novembro foi aberta na Fazenda do Pontal, em Itabira, a mostra de arte “Donna”. A exposição conta com dez obras da artista Polyane Fiorentino, celebrando a essência feminina, inspirada nas grandes figuras da cultura italiana. Em suas obras, Polyane apresenta pinceladas conduzidas pela emoção, onde cada tela apresenta cores e formas abstratas, levando à reflexões internas. A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, até 31 de dezembro, das 8h às 16h.
Cada obra da mostra traz o abstracionismo como forma de expressão, com pinturas carregadas de emoção. As telas da exposição convidam o público a interpretar cores e formas de maneira única e introspectiva, buscando sensibilizar o olhar do espectador, ampliando o gosto pela arte e estimulando uma nova forma de interação com a cultura no espaço público. Ao visitar o espaço, o público se depara com uma experiência visual que valoriza a percepção individual e cria conexões profundas.
Baseada nos princípios de Leonardo da Vinci, as obras exploram a técnica de aplicar partículas coloridas sobre a tela, dando vida a novas interpretações. Mais do que arte, “Donna” é um instrumento de inclusão social, promovendo a reflexão e o aprendizado cultural, essenciais para uma sociedade mentalmente saudável. Aberta para todas as idades, a programação inclui uma mostra de arte e apresentações sobre as inspirações que deram origem a cada obra.
“Meu sentimento na abertura desta mostra de arte é a afirmação que se podes sonhar podes realizar! Cada tela é um sentimento depositado em meio a pinceladas de tintas, cada cor expressa a intensidade e suas emoções e cada textura o movimento que a vida traz com suas reflexões. A pintura abstrata traz ao espectador uma reflexão individual aos olhos de quem as vê. As obras têm o poder de trazer memórias e imaginações associadas a experiências já vividas. Uma forma que você tem de tirar alguns minutos para pensar e respirar, observando e refletindo com ajuda do coração”, afirma Polyane Fiorentino, em entrevista à DeFato.
A chegada da exposição trouxe consigo a oficina gratuita “Via di Porre”, para alunos iniciantes adquirirem conhecimento artístico técnico e mágico. “A oficina de pintura em tela trouxe a oportunidade de pessoas que puderam apreciar as obras, criarem as suas próprias histórias em movimento de construção da arte, abrindo um portal para auto reflexão sobre sua própria vida. A atividade foi regida por orientação a emergir para dentro de si, e refletir os sentimentos na pintura abstrata. Por isso digo que são pinceladas conduzidas pela emoção. Uma forma de tratar e cuidar dos sentimentos que às vezes não sabemos lidar. Uma verdadeira arte terapia”, comenta Polyane.