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“INSS de Itabira trata idosos como lixo”, dispara vereador na tribuna da Câmara

Weverton Vetão usou tribuna para criticar a agência do INSS de Itabira - Foto: Acom CMI

O vereador Weverton Vetão (PSB) foi à tribuna da Câmara de Itabira nessa terça-feira (17) e disparou críticas contra a agência local do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O parlamentar afirmou que as pessoas que procuram o serviço são desrespeitadas e que “os idosos são tratados como lixo”.

Vetão comentou que foi até a agência após receber reclamações de itabiranos que precisaram recorrer ao INSS. Segundo falou na tribuna, constatou que os usuários chegam a ficar quatro horas no local aguardando atendimento.

“E o que mais indigna é que a maior parte é de idosos, gente humilde que sai de muito longe para buscar o atendimento e é desrespeitado. O INSS de Itabira trata idosos como lixo”, bradou o vereador.

O socialista ainda comentou que tentou gravar um vídeo dentro da agência para mostrar a situação, mas foi impedido pela direção. Ele também disse que conversou com um segurança do local, que teria lhe relatado que o cenário se repete com constância. Vetão afirmou que irá prestar queixa na direção regional do INSS, em Ouro Preto, sobre o que presenciou em Itabira.

Essa não é a primeira vez que o trabalho do INSS é criticado na Câmara de Itabira. Em junho deste ano os vereadores chegaram a aprovar uma Moção de Repúdio proposta pelo presidente da Casa, Heraldo Noronha (PTB). O parlamentar reclamou que alguns médicos do órgão têm dado alta e considerado que os trabalhadores estão aptos a voltar às atividades diárias mesmo sem condições.

“É uma total covardia. Eles liberam para o trabalho pessoas que chegam no INSS até rastejando. As pessoas passam dificuldades para manter suas casas e eles cortam o benefício sem saber se tem alguém que pode contribuir para que não falte o essencial para o sustento da família”, comentou, na época, o petebista.

Outro lado

Procurado por DeFato Online, o INSS, por meio de sua Assessoria de Comunicação, em Belo Horizonte, afirmou que o órgão “tem empregado esforços contínuos para melhorar o atendimento prestado à população”.

“Um exemplo é a disponibilização, desde julho, de 90 dos seus 96 serviços de forma digital, tanto pelo MEU INSS quanto pela Central 135. Essa medida visa gerar mais comodidade ao cidadão, que não precisa se deslocar até uma Agência para buscar serviços, como extratos, resultados dos processos, entre outros”, escreveu a assessoria.

O órgão também orientou que os requerentes utilizem os canais remotos para obter informações e solicitar serviços: a Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h; o site www.inss.gov.br e o Meu INSS (meu.inss.gov.br).

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