O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou sua participação na segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU 2), conforme anunciado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Serão oferecidas 300 vagas para o cargo de analista do seguro social, que exige formação em nível superior.
Com a adesão do INSS, o número de órgãos participantes da nova edição do CNU passou de 35 para 36. Consequentemente, o total de vagas ofertadas também aumentou, saltando de 3.352 para 3.652 oportunidades.
O ex-presidente da Previdência Social, Carlos Lupi, tinha confirmado a realização de um novo certame para 2025, mas com a oferta de 500 vagas.
Em abril, foi publicado o termo de referência que convida as bancas organizadoras interessadas em conduzir a nova edição do Concurso Nacional Unificado. A partir da definição da comissão responsável pelo CNU 2, os preparativos para a elaboração do edital foram iniciados. A expectativa é de que o documento seja divulgado oficialmente no mês de julho.
Além da inclusão do INSS entre os órgãos participantes, o novo Concurso Nacional Unificado também contará com vagas destinadas às recém-criadas carreiras transversais do governo federal: analista técnico de justiça e defesa e analista técnico de
Cronograma previsto do CNU 2:
– Edital e inscrições: julho de 2025
– Prova objetiva: 5 de outubro de 2025
– Prova discursiva (2ª fase): 7 de dezembro de 2025
– Resultado final: fevereiro de 2026

