Site icon DeFato Online

Instituto Cultural Vale distribuirá 20 milhões a projetos culturais

Instituto Cultural Vale promove edital

Projeto Arte em Cores, patrocinado pela Vale, abrange 15 municípios nos estados do Pará e do Maranhão - Foto: Divulgação Vale

A mineradora Vale lançou, em setembro, o Instituto Cultural Vale. A ideia é criar mais um espaço para fomentar manifestações culturais e artísticas no Brasil. A escrito Heloísa Buarque de Hollanda e a fundadora da organização Redes da Maré, Eliana Sousa Silva, são as especialistas que apoiam a diretoria e o conselho da instituição.

O Instituto Cultural Vale já nasceu com a meta de gerir 60 projetos que já são apoiados, ou patrocinados, pela Vale em mais de 50 municípios brasileiros. Além disso, tem o propósito de democratizar o acesso a arte, a cultura e o desenvolvimento das expressões artísticas regionais.

A perspectiva é gerar impacto positivo na vida das pessoas e construir um legado para futuras gerações. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios. São quatro museus e centros culturais com visitação gratuita, atuação junto a escolas e organizações sociais, com identidade e vocação próprias: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA).

Fechados, temporariamente, desde março de 2020 em função da pandemia da Covid-19, estes espaços mantêm programação online gratuita em seus canais próprios, para conservar vivo o diálogo com seus públicos.

Primeiro Edital

A primeira ação do instituto foi o lançamento da “Chamada Vale de Patrocínios Culturais”. A seleção deve destinar um total de R$ 20 milhões em recursos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Para isso, o instituto recebeu inscrições até 14 de outubro, de projetos nas áreas de patrimônio (material e imaterial), música, festividades, circulação, museu e memória. A divulgação preliminar dos resultados acontecerá no dia 25 de outubro e a final no dia 1º de dezembro.

Ao todo, quase 3 mil cadastro foram feitos. Os selecionados contribuirão para o desenvolvimento regional das localidades onde serão realizados. Desses. pouco mais de 2 mil pretendem ser executados em estados com atuação da Vale, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Pará, Maranhão e Mato Grosso do Sul.

Luiz Eduardo Osorio, diretor-executivo da Vale e presidente dos Conselhos Estratégico e de Curadores do Instituto Cultural Vale e da Fundação Vale, em release oficial da empresa, contou que “o objetivo da Chamada Vale é fazer chegar a todo o território nacional o incentivo à produção cultural. É importante destacar o potencial de transformação dessa iniciativa, que, ao estimular a cultura, tem impacto sobre toda a cadeia da economia criativa, beneficiando regiões tradicionalmente menos atendidas pelos investimentos nesse setor”.

Agora, uma comissão composta por artistas, pesquisadores, jornalistas, críticos de arte e profissionais que são referência em outras áreas ligadas ao setor cultural, fará a avaliação dos projetos. Essa seleção e o aporte financeiro serão realizados ainda em 2020. Os projetos deverão ser executados ao longo de 2021. É possível acompanhar todo o processo pelo site do Instituto Cultural Vale.

Exit mobile version