Site icon DeFato Online

Instituto ITI promove vakinha para reconstruir espaço destruído por incêndio

Instituto ITI promove vakinha para reconstruir espaço destruído por incêndio

Foto: Instituto ITI

O Instituto ITI é uma organização não governamental que atua com projetos focados na geração de renda, oferecendo cursos de formação profissional para a população vulnerável em Itabira. No último sábado (17), o espaço sofreu um incêndio de grandes proporções, que destruiu materiais de ensino, o ambiente onde os alunos são ensinados e outros aparatos. Agora, o Instituto ITI pede apoio da população para se reconstruir e retomar os trabalhos sociais. 

A possível causa do incêndio, segundo o posicionamento do Corpo de Bombeiros, seria um curto-circuito na região dos banheiros. O presidente do Instituto ITI, Rodrigo Bernardi, falou sobre o impacto das perdas

Foto: Instituto ITI

“Ainda não conseguimos mensurar toda a perda, muitas coisas estamos descobrindo gradualmente. O fogo consumiu as coisas e muitas delas não dá nem para saber o que era. Mas as piores perdas foram as estruturais, como metade do nosso telhado frontal, os três banheiros ficaram destruídos, toda a parte elétrica, algumas coisas da hidráulica, o forro de PVC de todo o salão queimou, ou caiu, ou entortou, a pintura de toda instituição ficou prejudicada devido à fuligem, enfim muita coisa estragada.”

Conforme relatório do Corpo de Bombeiros, os militares foram solicitados pelo telefone 193, e receberam informações de que uma edificação estava com estalos em seu interior. Posteriormente foi possível notar o fogo saindo pela janela. Assim, eles foram de imediato para o local com o caminhão Auto Bomba e realizaram o combate às chamas. 

O incêndio também teve como consequência a paralisação momentânea das aulas de capacitação, justamente por isso a vakinha se mostra necessária, visando arrecadar fundos para que a reforma do espaço seja feita e a capacitação dos alunos retomada. Até o momento, todo o apoio para reconstrução está vindo de pessoas físicas, e essa arrecadação é fundamental para os trabalhos do ITI. Bernardi destaca: 

“A importância (da vakinha) é que ela vai nos ajudar a reformar e colocar o ITI funcionando novamente. O ITI não é de uma ou duas pessoas, ele não é um grupo seleto de pessoas, o Instituto ITI é da comunidade Itabirana, ele é para todos, temos alunos de todos os bairros de Itabira, da zona rural, dos distritos, inclusive de Santa Maria de Itabira e de Bom Jesus do Amparo. Por isso é importante o engajamento das pessoas, quando alguém ajuda, está ajudando uma quantidade enorme de pessoas.”

O presidente do Instituto também falou sobre o impacto social do Instituto e a urgência da retomada das aulas: 

“A retomada é importante por conta da demanda que temos, a quantidade de alunos que atendemos… mensalmente passam pelo Instituto aproximadamente 200 pessoas. Então, elas estão, momentaneamente, sem uma atividade, sem estar dando continuidade nas suas formações. O trabalho que o Instituto realiza é muito relevante para a comunidade, a gente atua contra a desigualdade social e econômica, lutamos pela diminuição delas e essa é uma das nossas vocações. Acreditamos ser possível, através da capacitação, ensino e preparação dessas pessoas para o campo de trabalho, promover o desenvolvimento humano. Então, precisamos colocar o ITI em pé para que os trabalhos sejam retomados e o Instituto continue atuando em seu propósito.” 

As ações do Instituto ITI são promovidas por pessoas, para pessoas. Visando fortalecer a relação entre a comunidade e a ONG, promovendo desenvolvimento e melhorias sociais para a população de Itabira: 

“O Instituto existe por causa de pessoas, é feito de pessoas e são elas que movimentam a entidade. Temos os cursos, inúmeros projetos, capacitação de costura, lingerie e artesanato sustentável, temos projetos em gastronomia social, confeitaria faça e venda que prepara empreendedores. (…) temos muitas frentes de atuação e não será esse fogo, esse incêndio, que vai nos impedir. Nós não paralisamos diante das circunstâncias, pelo contrário, isso só nos dá motivação para batalhar mais e correr atrás. Falo mais uma vez: somos resilientes, sim! O Instituto está atuando há todos esses anos em Itabira, já tivemos muitos ‘nãos’ e portas fechadas, mas nenhuma delas nos abalou a ponto de querer desistir. Estamos aqui e continuaremos, com certeza coisas muito legais virão pela frente e esse é só o início do recomeço.” 

 Para apoiar o ITI, é possível doar qualquer valor por meio da Vakinha CLICANDO AQUI. Você também pode contribuir via Pix usando a chave: 3153603@vakinha.com.br

Exit mobile version