O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um de Alerta Laranja neste sábado, 17 de março. Segundo o instituto, o o volume de chuvas ficaria entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 Km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Ações recomendadas pelo Inmet:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Em diversas situações, é necessário muita atenção neste período. Algumas iniciativas devem ser tomadas em caso de chuva forte.
Para quem vai dirigir:
- Mantenha as janelas do carro limpas, tanto por dentro quanto por fora, para melhorar a visibilidade. Se as janelas começarem a ficar embaçadas, ligue o ar frio do carro e vire as saídas de ar para o vidro. Ative o desembaçador do vidro traseiro e, se necessário, abra as janelas para aumentar a circulação de ar.
- Cheque as lanternas com frequência para ver se nenhuma delas queimou. Substitua qualquer lâmpada queimada ou quebrada imediatamente. Cheque as lanternas frontais e traseiras do carro. Limpe as coberturas dos faróis para que a poeira e a terra não reduzam a eficiência deles.
- Mantenha os pneus. Os sulcos dos pneus são responsáveis pela aderência deles na estrada, motivo pelo qual é tão perigoso dirigir por aí com pneus carecas. Sem a tração adequada, você pode acabar derrapando na pista molhada, no fenômeno conhecido como aquaplanagem. De acordo com a legislação brasileira, é obrigatório que os sulcos dos pneus tenham 1,6 mm de profundidade para manter a segurança na direção. Alguns modelos de pneus apresentam um indicador de desgaste que marca quando é preciso substituir os pneus.
Se a chuva já iniciou:
- Use os limpadores de para-brisa. Além de manter o vidro limpo, você pode manter a visibilidade na chuva usando corretamente os limpadores de para-brisa e o fluido de limpeza. Troque os limpadores anualmente para evitar que eles quebrem ou percam a vedação quando você mais precisar. Coloque um fluido hidrofóbico no compartimento de limpeza. Ao utilizá-lo no para-brisa, ele fará com que a água escorra pelo vidro, em vez de grudar e bloquear a sua visão.
- Vá mais devagar. Sempre que estiver dirigindo e começar a chover, a sua primeira reação deve ser ajustar a velocidade do veículo. As estradas molhadas reduzem a tração do veículo, portanto, ir mais devagar reduz a possibilidade de que você derrape, além de permitir que você tenha mais tempo para reagir. As estradas molhadas têm cerca de 1/3 a menos de tração, portanto, reduza a velocidade em 1/3. Até mesmo pequenas quantidades de água podem tornar a estrada escorregadia, pois a chuva se mistura com os óleos da estrada, criando uma camada oleosa.
- Dirigir rápido na estrada molhada pode fazer com que os pneus percam o contato com a estrada. Quando isso ocorre, o motorista não tem controle sobre os freios ou o volante.
- Acenda os faróis. Quando começar a chover, ligue os faróis dianteiros imediatamente, independentemente da hora do dia. Existem dois motivos pelos quais você deve dirigir com os faróis acesos durante a chuva:
- Os faróis permitirão que outros carros vejam você se aproximando.
- Como a chuva causa neblinas e nebulosidade, os faróis ajudam a enxergar melhor a estrada.