Site icon DeFato Online

Instrutora de Yoga adapta aulas à quarentena e revela benefícios em tempos de isolamento

instrutora-de-yoga-adapta-aulas-a-quarentena-e-revela-beneficios-em-tempos-de-isolamento

De casa, Olga Duarte se organiza para dar aulas de yoga virtualmente - Foto: Arquivo pessoal

A principal medida de contenção da pandemia do novo coronavírus é o isolamento social. A ação, portanto, exige uma rápida adaptação de profissionais e usuários para atividades que dependem do contato físico para funcionar melhor, como a prática do Yoga.

Respeitando as orientações de seguir em quarentena e buscando dar sequência às atividades da ginástica, a itabirana Olga Duarte, proprietária de um estúdio de yoga em Belo Horizonte, conta como se adaptou para seguir instruindo os alunos à distância. À DeFato, a empresária também revelou como a prática é importante para manter o equilíbrio emocional, fator importante em tempos de isolamento.

Yoga para si e para todos

Perguntada sobre o que é e o que significa yoga, Olga Duarte sintetiza a ciência como uma forma de autoconhecimento:

“Resumindo em uma palavra: autoconhecimento. É uma ferramenta que prepara nosso corpo e nossa mente para acessar o eu interno. A palavra yoga, em si, significa união. Então, é uma integração do pensar, do sentir e do fazer para todas nossas ações na vida. Yoga é uma meditação em movimento.”

Sobre os tipos de pessoas que geralmente buscam a prática do yoga, Olga diz que não há um estereótipo definido, porque se conhecer melhor é possível para todos.

“Qualquer pessoa pode fazer o yoga, desde que tenha a consciência do limite do seu corpo para praticar. Mas não tem idade. Quem busca a prática é quem quer se conhecer melhor, quem quer manter a mente mais presente em tudo o que faz e acontece. Não há um público específico. Eu, por exemplo, tenho alunos que vão desde crianças a idosos”, relata.

Yoga virtual: experiência, dificuldades e avaliação dos alunos

Apesar de afirmar que os benefícios da prática do yoga são melhores absorvidos presencialmente, Olga ressalta que já se deparou com situações em que precisou instruir os alunos virtualmente. A instrutora também ressalta que a eficácia das aulas depende da aplicação dos alunos. Ela diz:

“Eu não tenho canais de aulas online. Mas já dei algumas aulas para quem estava viajando, pra quem precisava se ausentar, por outros motivos. Então eu já fazia essa prática online. No online você não tem o professor pra te dar assistência, então, a responsabilidade maior é do aluno. Ele precisa respeitar o limite do seu corpo, dos seus movimentos. Nada substitui o yoga presencial, mas, nesse momento, com aplicação do aluno, o resultado pode continuar a ser muito positivo”.

Sobre a avaliação dos alunos quanto à substituição do modelo presencial pelas aulas virtuais, Olga aponta que a intimidade com as novas tecnologias é fundamental. A instrutora admite que alguns alunos não se adaptaram bem ao ensino à distância, mas destaca o esforço de outros para continuar a acompanhar as aulas.

“Com certeza, com o público mais jovem foi mais fácil, pela intimidade que eles têm com as tecnologias necessárias. Senti o quanto os alunos mais jovens queriam seguir tendo as aulas. Por outro lado, em relação ao público mais idoso, muitos não querem ou não se interessam pelas aulas via celular. O que é compreensível, porque eles precisam de mais assistência presencial e de mais cuidado do professor para executarem os movimentos. Em compensação, outros idosos aceitaram mais, buscaram e fizeram um esforço para seguir assistindo às aulas”, afirma a professora.

Yoga como aliado no isolamento

Efetivo no sentido de prevenção ao contágio do novo coronavírus, o isolamento social pode ser uma medida delicada para quem tem problemas emocionais mais intensos. Sendo assim, Olga ressalta que a prática do yoga, que estimula ações ligadas à paz interior, pode ser um grande aliado para manter o equilíbrio emocional.

“A prática do yoga, naturalmente, te conduz para a meditação. Então, praticando regularmente, você ganha uma mente mais calma, mais tranquila, que te possibilita ter essa paz interna. Todo mundo tem a paz interna, mas a rotina diária, muitas vezes movimentada, estressante, impossibilita o estímulo dessa essa paz. Então, o momento atual, de precisar ficar em casa, pode ser aproveitado”, receita.

Por fim, a instrutora revela que a pandemia do novo coronavírus também traz lições para os alunos. Além dos aprendizados teóricos, Olga ressalta os benefícios práticos da prática do yoga.

“O Yoga é um exercício que nos permite identificar nossas fortalezas, Precisamos observar o externo, mas sempre nos conhecendo internamente. Essa é uma das principais lições. Porque o mundo externo te influencia, mas você precisa olhar pra dentro. Além disso, na prática, o yoga traz vários benefícios para a saúde. Ajuda nas dores do corpo, diminui o estresse, aumenta a qualidade do sono, pode ser um aliado no combate à depressão e, principalmente, ajuda no aumento do sistema imunológico, o que é fundamental no momento que vivemos”, finaliza.

Exit mobile version