O Governo Municipal de Ipatinga concluiu, nesta semana, a transferência de recursos da Lei Paulo Gustavo (195/2022), determinada pelo Governo Federal. Foram atendidos assim os prazos estabelecidos para mitigar os impactos remanescentes da pandemia de Covid-19 especificamente no segmento artístico-cultural.
Foram elaborados e lançados dois editais de chamamento público em Ipatinga, com seleções de projetos para captação de recursos que totalizam R$ 2,1 milhões. Houve 106 inscrições no edital de chamamento público de multilinguagens e 44 no de audiovisual, totalizando 150 propostas.
Após meticulosa análise, em consonância com os critérios pré-estabelecidos em ambos os editais, foram aprovados 26 projetos no chamamento do audiovisual e outros 30 no chamamento das multilinguagens, além de premiação de 31 fazedores de cultura em reconhecimento às contribuições para o fortalecimento do setor cultural no município.
A gestão eficiente e a aplicação diligente desses recursos fortalecem a capacidade do município em oferecer suporte a seus cidadãos, ao mesmo tempo em que contribui para a efervescência da economia local.
A população de Ipatinga é convidada a acompanhar de perto os desdobramentos das ações dos produtores, garantindo assim uma participação ativa na fiscalização e no monitoramento do uso responsável dos recursos destinados ao município.
*Com informações da Prefeitura de Ipatinga