Ipatinga: imóvel com risco de desabamento está interditado há quatro dias
Laudo técnico concluiu que podem ocorrer deslizamentos de terra, uma vez que foram encontradas trincas no solo e na casa
A Defesa Civil Municipal de Ipatinga mantém interditado um imóvel no bairro Jardim Panorama desde segunda-feira (8). A decisão foi tomada após o desabamento de um muro de arrimo e uma escada de acesso ao terreno superior no último sábado (6). Dois imóveis foram destruídos parcialmente e cinco veículos foram soterrados.
Um laudo técnico que vistoriou imóveis da avenida Juscelino Kubitschek concluiu que podem ocorrer deslizamentos de terra na parte superior do talude, uma vez que foram encontradas trincas no solo e na casa. O documento aponta que a casa está dependurada e o restante do imóvel pode desabar.
A Defesa Civil informou que o local permanecerá isolado até a adoção de medidas de segurança. Além disso, os prédios ao lado e na rua superior não foram afetados até esta quinta-feira (11).
Escavação e acúmulo de águas
A Prefeitura de Ipatinga menciona uma análise preliminar, que aponta uma obra irregular como a causa para o acidente. No entanto, ainda são necessários estudos mais apurados, que serão fundamentados em trabalho pericial.
Segundo a prefeitura, as informações registradas no laudo apontam que, em setembro de 2023, foi feita uma escavação no terreno inferior que pode ter afetado a estrutura da fundação do muro. Outra hipótese pode ser o acúmulo de águas da chuva em sua parte superior.
Autuação
A proprietária dos imóveis do Jardim Panorama foi autuada por obra irregular e recebeu orientações da Defesa Civil para a realização de obras emergenciais. Enquanto isso, o local permanecerá interditado.
Além disso, a Defesa Civil também proibiu a remoção de móveis ou qualquer outro objeto do local, devido ao perigo de novos deslizamentos. No momento, a recomendação é aguardar a estiagem e contratar uma empresa qualificada para execução da desocupação dos imóveis.